O USO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26490 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 690 "titulo" => "O USO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas no âmbito do projeto “O uso de artefatos históricos nas aulas de Matemática: uma proposta de oficinas para o Ensino Fundamental” que objetiva promover uma aproximação entre o Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV – Litoral Norte da Universidade Federal da Paraíba -UFPB e uma escola da Educação Básica, por meio do oferecimento de oficinas a alunos do Ensino Fundamental em que estão sendo explorados diversos artefatos históricos, por meio de atividades estruturadas. Esse projeto faz parte do Programa de Licenciatura – Prolicen 2016, da UFPB. Configura-se em uma continuação do projeto “O uso de artefatos históricos na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática”, desenvolvido no âmbito do Prolicen 2015. Na experiência passada elaboramos e ministramos oficinas temáticas para professores de matemática que atuavam na Educação de Jovens e Adultos. Dando continuidade à experiência estamos adaptando as atividades elaboradas no projeto anterior a fim de ministrá-las a alunos do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luís Aprígio. A metodologia utilizada no projeto compreende cinco etapas: (i) seminários de estudo para os alunos bolsistas, a fim de embasá-los teoricamente sobre a temática do projeto; (ii) adaptação dos Cadernos Temáticos elaborados no projeto anterior; (iii) ministração das oficinas para alunos do Ensino Fundamental; (iv) avaliação do projeto e; (v) elaboração do Relatório Final. Nos apoiamos nos aportes teóricos de Mendes (2001), no que diz respeito à História da Matemática e Oliveira (2009), no que tange ao uso de artefatos históricos. Assim, pretendemos oportunizar aos envolvidos no projeto, discussões, reflexões e práticas que possibilitem uma re-significação do conhecimento matemático." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ARTEFATOS HISTÓRICOS, ATIVIDADES ESTRUTURADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA16_ID690_29102016121603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE BORGES ANGELO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ANGEL" "autor_email" => "cristianeangelo@dcx.ufpb." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26490 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 690 "titulo" => "O USO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas no âmbito do projeto “O uso de artefatos históricos nas aulas de Matemática: uma proposta de oficinas para o Ensino Fundamental” que objetiva promover uma aproximação entre o Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV – Litoral Norte da Universidade Federal da Paraíba -UFPB e uma escola da Educação Básica, por meio do oferecimento de oficinas a alunos do Ensino Fundamental em que estão sendo explorados diversos artefatos históricos, por meio de atividades estruturadas. Esse projeto faz parte do Programa de Licenciatura – Prolicen 2016, da UFPB. Configura-se em uma continuação do projeto “O uso de artefatos históricos na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática”, desenvolvido no âmbito do Prolicen 2015. Na experiência passada elaboramos e ministramos oficinas temáticas para professores de matemática que atuavam na Educação de Jovens e Adultos. Dando continuidade à experiência estamos adaptando as atividades elaboradas no projeto anterior a fim de ministrá-las a alunos do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luís Aprígio. A metodologia utilizada no projeto compreende cinco etapas: (i) seminários de estudo para os alunos bolsistas, a fim de embasá-los teoricamente sobre a temática do projeto; (ii) adaptação dos Cadernos Temáticos elaborados no projeto anterior; (iii) ministração das oficinas para alunos do Ensino Fundamental; (iv) avaliação do projeto e; (v) elaboração do Relatório Final. Nos apoiamos nos aportes teóricos de Mendes (2001), no que diz respeito à História da Matemática e Oliveira (2009), no que tange ao uso de artefatos históricos. Assim, pretendemos oportunizar aos envolvidos no projeto, discussões, reflexões e práticas que possibilitem uma re-significação do conhecimento matemático." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ARTEFATOS HISTÓRICOS, ATIVIDADES ESTRUTURADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA16_ID690_29102016121603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE BORGES ANGELO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ANGEL" "autor_email" => "cristianeangelo@dcx.ufpb." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }