As operações básicas da matemática são consideradas importantes, pois suas ideias encontram-se nas diversas atividades sociais do ser humano. A compreensão das quatro operações implica contribuição para formação do pensamento e demais conteúdos do currículo de Matemática. Assim, o presente estudo apresenta alguns fatores que influenciam o aprendizado dos alunos ao estudar quatro operações fundamentais. Um estudo que buscou respaldo teórico no campo da Educação e Educação Matemática. A ideia da pesquisa começou durante a disciplina Prática Pedagógica I no Ensino da Matemática, quando se discutia a importância dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Dentre aos vários fatores que influenciam no aprendizado dos alunos ao estudar as quatro operações é o não trabalho do professor com suas principiais ideias. A não compreensão dos objetos matemáticos tem influencia também, isto é, os discentes continuam manipulando símbolos sem associá-los ao seu significado referencial, porque existe uma dissociação total entre os aspectos semânticos e os sintéticos. Ademais, o estudo apresenta reflexões que a pesquisa trouxe para nossa formação inicial, vislumbrando o ser professor de Matemática.