JOGO LOGARITMONENCIAL, EXPLORANDO OS CONCEITOS DE LOGARITMO E EXPONENCIAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26445 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 26 "inscrito_id" => 71 "titulo" => "JOGO LOGARITMONENCIAL, EXPLORANDO OS CONCEITOS DE LOGARITMO E EXPONENCIAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS" "resumo" => "Este trabalho irá relatar experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Que apresentaram uma oficina, chamada “Explorando os conceitos de logaritmo e exponencial com a utilização dos jogos” onde trabalhamos o jogo Logaritmonencial, uma vez que o mesmo aborda o assunto de logaritmo e também de exponencial. Foi apresentado não só o conteúdo e o jogo, nós também mostramos a importância de grandes matemáticos desta área como: John Napier e Jobst Burgi, e que são os responsáveis pelas pesquisas de logaritmo e suas aplicações. A presente oficina foi aplicada a 14 alunos, dos quais três deles cursavam o 1º ano e onze eram alunos do 3º ano, ambos do ensino médio. Para apresentamos o jogo e suas regras, dividimos a turma em quatro equipes, onde cada um dos ministrantes ficou responsável por uma equipe, para que dessa forma podemos atendê-los e obter o resultado esperado ao fim da oficina. O jogo “logaritmonencial” é composto por 24 cartas, em formato de “dominó” no qual as cartas contêm quatro divisões, duas com operações uma de cada assunto e outras duas com resultados. Ao término da oficina, percebemos que os alunos obtiveram uma melhor compreensão do conteúdo em foco, pois saímos do modelo tradicional de ensino e apresentamos uma ferramenta importante que foi a utilização do jogo. A oficina pedagógica se mostrou como uma prática que possibilitou aos alunos uma aula atrativa, pois permitiu que eles fossem indivíduos ativos no processo de ensino-aprendizagem já que com o uso do lúdico eles tiraram suas próprias conclusões a respeito dos conteúdos que foram abordados. Intervenções como essas oficinas são de grande importância para nós futuros professores, que trabalhamos com uma disciplina que pode aprender de maneira divertida, dinâmica e atrativa. Possibilitando assim, um aprendizado necessário e satisfatório na disciplina de matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS, LOGARITMO, EXPONENCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA8_ID71_12102016181150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ANDRADE" "autor_email" => "edusilva3108@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26445 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 26 "inscrito_id" => 71 "titulo" => "JOGO LOGARITMONENCIAL, EXPLORANDO OS CONCEITOS DE LOGARITMO E EXPONENCIAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS" "resumo" => "Este trabalho irá relatar experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Que apresentaram uma oficina, chamada “Explorando os conceitos de logaritmo e exponencial com a utilização dos jogos” onde trabalhamos o jogo Logaritmonencial, uma vez que o mesmo aborda o assunto de logaritmo e também de exponencial. Foi apresentado não só o conteúdo e o jogo, nós também mostramos a importância de grandes matemáticos desta área como: John Napier e Jobst Burgi, e que são os responsáveis pelas pesquisas de logaritmo e suas aplicações. A presente oficina foi aplicada a 14 alunos, dos quais três deles cursavam o 1º ano e onze eram alunos do 3º ano, ambos do ensino médio. Para apresentamos o jogo e suas regras, dividimos a turma em quatro equipes, onde cada um dos ministrantes ficou responsável por uma equipe, para que dessa forma podemos atendê-los e obter o resultado esperado ao fim da oficina. O jogo “logaritmonencial” é composto por 24 cartas, em formato de “dominó” no qual as cartas contêm quatro divisões, duas com operações uma de cada assunto e outras duas com resultados. Ao término da oficina, percebemos que os alunos obtiveram uma melhor compreensão do conteúdo em foco, pois saímos do modelo tradicional de ensino e apresentamos uma ferramenta importante que foi a utilização do jogo. A oficina pedagógica se mostrou como uma prática que possibilitou aos alunos uma aula atrativa, pois permitiu que eles fossem indivíduos ativos no processo de ensino-aprendizagem já que com o uso do lúdico eles tiraram suas próprias conclusões a respeito dos conteúdos que foram abordados. Intervenções como essas oficinas são de grande importância para nós futuros professores, que trabalhamos com uma disciplina que pode aprender de maneira divertida, dinâmica e atrativa. Possibilitando assim, um aprendizado necessário e satisfatório na disciplina de matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS, LOGARITMO, EXPONENCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA8_ID71_12102016181150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ANDRADE" "autor_email" => "edusilva3108@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }