HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AUXILIANDO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26443 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AUXILIANDO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS" "resumo" => "A motivação que originou o desenvolvimento deste artigo deu-se a partir de encontros com professores de Matemática em momentos de formação continuada, nos quais tínhamos como proposta promover estudos e discussões sobre os referenciais para o ensino de Matemática e as possíveis conexões de conceitos estruturados nos eixos de Números e Operações; Álgebra e Funções; Geometria; Grandezas e Medidas; Estatística e Combinatória. No decorrer das discussões sugiram aspectos voltados às tendências atuais para o ensino de Matemática e como os referenciais explicitam a abordagem destas tendências. Diante deste fato, foram realizadas diversas análises e discussões, sendo que neste artigo apresentamos um recorte das principais considerações traçadas com relação ao eixo Números e Operações, mais especificamente, aspectos voltados à abordagem e uso da História da Matemática na construção do conceito de números irracionais embasados em como os referenciais norteiam metodologicamente este uso. Tendo como objetivo promover análises e discussões provenientes da abordagem apresentada em referenciais curriculares e livros didáticos sobre o uso da História da Matemática para a construção do conceito de números irracionais. Para responder ao nosso objetivo, inicialmente apresentaremos nas nossas discussões como esta abordagem é apresentada por propostas curriculares existentes no estado de Pernambuco: na Base Curricular Comum de Pernambuco (BCC-PE) e nos Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio (PCPE); nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e por alguns autores de livros didáticos de Matemática que abordam o conceito de números irracionais resgatando aqui sobre à importância da presença da História da Matemática nos livros didáticos. Posteriormente apresentamos as conclusões das nossas discussões elencando os principais resultados bem como apontando a necessidade de aprofundamento em pesquisas futuras." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS IRRACIONAIS, CURRÍCULO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA16_ID725_15102016181738.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE" "autor_nome_curto" => "VANIA DUARTE" "autor_email" => "vania.duarte@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26443 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AUXILIANDO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS" "resumo" => "A motivação que originou o desenvolvimento deste artigo deu-se a partir de encontros com professores de Matemática em momentos de formação continuada, nos quais tínhamos como proposta promover estudos e discussões sobre os referenciais para o ensino de Matemática e as possíveis conexões de conceitos estruturados nos eixos de Números e Operações; Álgebra e Funções; Geometria; Grandezas e Medidas; Estatística e Combinatória. No decorrer das discussões sugiram aspectos voltados às tendências atuais para o ensino de Matemática e como os referenciais explicitam a abordagem destas tendências. Diante deste fato, foram realizadas diversas análises e discussões, sendo que neste artigo apresentamos um recorte das principais considerações traçadas com relação ao eixo Números e Operações, mais especificamente, aspectos voltados à abordagem e uso da História da Matemática na construção do conceito de números irracionais embasados em como os referenciais norteiam metodologicamente este uso. Tendo como objetivo promover análises e discussões provenientes da abordagem apresentada em referenciais curriculares e livros didáticos sobre o uso da História da Matemática para a construção do conceito de números irracionais. Para responder ao nosso objetivo, inicialmente apresentaremos nas nossas discussões como esta abordagem é apresentada por propostas curriculares existentes no estado de Pernambuco: na Base Curricular Comum de Pernambuco (BCC-PE) e nos Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio (PCPE); nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e por alguns autores de livros didáticos de Matemática que abordam o conceito de números irracionais resgatando aqui sobre à importância da presença da História da Matemática nos livros didáticos. Posteriormente apresentamos as conclusões das nossas discussões elencando os principais resultados bem como apontando a necessidade de aprofundamento em pesquisas futuras." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS IRRACIONAIS, CURRÍCULO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA16_ID725_15102016181738.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE" "autor_nome_curto" => "VANIA DUARTE" "autor_email" => "vania.duarte@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }