Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

Palavra-chaves: OLIMPÍADAS INTERNAS, RACIOCÍNIO LÓGICO, PIBID Comunicação Oral (CO) ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática
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Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objetivo dar continuidade ao projeto da OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) realizado de 2013 a 2016, em uma escola pública de Campina Grande – PB. O projeto, idealizado pela professora e supervisora Rosemary Gomes Fernandes, surgiu com o intuito de minimizar os problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem de matemática. Em abril de 2016, os alunos fizeram inscrições para aulões ministrados pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB e, consequentemente, participaram da prova da IV OIMP de forma competitiva, com premiações para os primeiros colocados, como forma de estímulo. Assim, os alunos podem despertar o interesse pela Matemática através da resolução de questões curiosas e desafiadoras, além de desenvolver o raciocínio lógico, proporcionando a eles uma maior afinidade com a disciplina, amenizando as dificuldades encontradas e prepará-los para provas, como a da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No ensino médio, o aluno deve desenvolver um conhecimento efetivo e de significado próprio, de modo a prepará-lo para a vida. Dessa maneira, ao realizar a Olimpíada Interna com os alunos, buscamos a interdisciplinaridade e a contextualização das questões tanto da prova quanto nos aulões, a fim de desenvolver uma série de competências específicas pelos alunos durante os anos que compreendem o Ensino Médio. Os resultados indicaram vários pontos relevantes para a prática de ensino-aprendizagem em Matemática. Destacamos a importância de acompanhar o desenvolvimento do aluno continuamente para verificar quais são os assuntos em que os alunos demonstraram mais dificuldades, para que assim, possam ser retomados de forma que o processo de aprendizagem realmente ocorra de forma satisfatória. Percebemos a importância de contextualizar os assuntos abordados para facilitar a aprendizagem, através da resolução de problemas, pois esse tipo de atividade desenvolve a capacidade criativa do aluno, além de desenvolver seu raciocínio lógico-matemático. Destacamos a importância desse projeto OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) como incentivo ao estudo de Matemática.

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