OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26501 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 545 "titulo" => "OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo dar continuidade ao projeto da OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) realizado de 2013 a 2016, em uma escola pública de Campina Grande – PB. O projeto, idealizado pela professora e supervisora Rosemary Gomes Fernandes, surgiu com o intuito de minimizar os problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem de matemática. Em abril de 2016, os alunos fizeram inscrições para aulões ministrados pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB e, consequentemente, participaram da prova da IV OIMP de forma competitiva, com premiações para os primeiros colocados, como forma de estímulo. Assim, os alunos podem despertar o interesse pela Matemática através da resolução de questões curiosas e desafiadoras, além de desenvolver o raciocínio lógico, proporcionando a eles uma maior afinidade com a disciplina, amenizando as dificuldades encontradas e prepará-los para provas, como a da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No ensino médio, o aluno deve desenvolver um conhecimento efetivo e de significado próprio, de modo a prepará-lo para a vida. Dessa maneira, ao realizar a Olimpíada Interna com os alunos, buscamos a interdisciplinaridade e a contextualização das questões tanto da prova quanto nos aulões, a fim de desenvolver uma série de competências específicas pelos alunos durante os anos que compreendem o Ensino Médio. Os resultados indicaram vários pontos relevantes para a prática de ensino-aprendizagem em Matemática. Destacamos a importância de acompanhar o desenvolvimento do aluno continuamente para verificar quais são os assuntos em que os alunos demonstraram mais dificuldades, para que assim, possam ser retomados de forma que o processo de aprendizagem realmente ocorra de forma satisfatória. Percebemos a importância de contextualizar os assuntos abordados para facilitar a aprendizagem, através da resolução de problemas, pois esse tipo de atividade desenvolve a capacidade criativa do aluno, além de desenvolver seu raciocínio lógico-matemático. Destacamos a importância desse projeto OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) como incentivo ao estudo de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática" "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS INTERNAS, RACIOCÍNIO LÓGICO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA15_ID545_28102016010343.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA AMORIM MONTEIRO XAVIER" "autor_nome_curto" => "TAYNÁ AMORIM" "autor_email" => "tayna.mamx@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26501 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 545 "titulo" => "OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo dar continuidade ao projeto da OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) realizado de 2013 a 2016, em uma escola pública de Campina Grande – PB. O projeto, idealizado pela professora e supervisora Rosemary Gomes Fernandes, surgiu com o intuito de minimizar os problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem de matemática. Em abril de 2016, os alunos fizeram inscrições para aulões ministrados pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB e, consequentemente, participaram da prova da IV OIMP de forma competitiva, com premiações para os primeiros colocados, como forma de estímulo. Assim, os alunos podem despertar o interesse pela Matemática através da resolução de questões curiosas e desafiadoras, além de desenvolver o raciocínio lógico, proporcionando a eles uma maior afinidade com a disciplina, amenizando as dificuldades encontradas e prepará-los para provas, como a da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No ensino médio, o aluno deve desenvolver um conhecimento efetivo e de significado próprio, de modo a prepará-lo para a vida. Dessa maneira, ao realizar a Olimpíada Interna com os alunos, buscamos a interdisciplinaridade e a contextualização das questões tanto da prova quanto nos aulões, a fim de desenvolver uma série de competências específicas pelos alunos durante os anos que compreendem o Ensino Médio. Os resultados indicaram vários pontos relevantes para a prática de ensino-aprendizagem em Matemática. Destacamos a importância de acompanhar o desenvolvimento do aluno continuamente para verificar quais são os assuntos em que os alunos demonstraram mais dificuldades, para que assim, possam ser retomados de forma que o processo de aprendizagem realmente ocorra de forma satisfatória. Percebemos a importância de contextualizar os assuntos abordados para facilitar a aprendizagem, através da resolução de problemas, pois esse tipo de atividade desenvolve a capacidade criativa do aluno, além de desenvolver seu raciocínio lógico-matemático. Destacamos a importância desse projeto OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) como incentivo ao estudo de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática" "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS INTERNAS, RACIOCÍNIO LÓGICO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA15_ID545_28102016010343.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA AMORIM MONTEIRO XAVIER" "autor_nome_curto" => "TAYNÁ AMORIM" "autor_email" => "tayna.mamx@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }