Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE COMBINATÓRIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO, ENSINO MÉDIO, ESTRATÉGIAS Comunicação Oral (CO) ET-01: Avaliação em Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26398
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 757
    "titulo" => "ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE COMBINATÓRIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar a compreensão dos alunos do 3° Ano do Ensino Médio de duas Escolas Públicas, localizadas nos Municípios de Surubim - PE e Passira – PE em relação a problemas combinatórios, bem como as estratégias usadas para o desenvolvimento das questões. Assim, tem como centro de pesquisa fomentar a discussão sobre como ocorre o ensino e a aprendizagem desse conteúdo. Para isso, foram analisados, a partir de um questionário aplicado aos alunos, as concepções, conhecimentos e técnicas dos mesmos para solucionar problemas de Combinatória. Foi pedido para que eles respondessem questões envolvendo Produto Cartesiano, Permutação, Arranjo e Combinação do tipo: Na fila da merenda estão quatro alunos (José, Caio, Bruna e Rafa). De quantas maneiras diferentes podemos formar essa fila? Portanto, é importante se questionar: “Como está sendo trabalhado o ensino de Combinatória na sala de aula?”. A partir disso, escolhemos 6 alunos do 3° Ano do Ensino Médio das Escolas dispostos a participar da pesquisa para analisarmos os métodos de resolução. A pesquisa foi realizada a partir de estudos na Disciplina Eletiva Ensino de Combinatória: Perspectivas Teóricas e Práticas da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE Campus do Agreste. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira foi a aplicação do questionário para alunos do 3º Ano do Ensino Médio; e a segunda etapa foi a análise dos resultados obtidos. Através da análise das respostas dos alunos podemos perceber que o tipo de estratégia mais presente foi o uso de fórmulas e o tipo de resposta predominante foi a resposta correta, apresentando assim, um grande quantitativo de acertos. Os resultados específicos da referente pesquisa são apresentados no decorrer do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO, ENSINO MÉDIO, ESTRATÉGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA1_ID757_21102016140818.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLIANE ROCHA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "GERLIANE ARAÚJO"
    "autor_email" => "gerliane16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26398
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 757
    "titulo" => "ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE COMBINATÓRIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar a compreensão dos alunos do 3° Ano do Ensino Médio de duas Escolas Públicas, localizadas nos Municípios de Surubim - PE e Passira – PE em relação a problemas combinatórios, bem como as estratégias usadas para o desenvolvimento das questões. Assim, tem como centro de pesquisa fomentar a discussão sobre como ocorre o ensino e a aprendizagem desse conteúdo. Para isso, foram analisados, a partir de um questionário aplicado aos alunos, as concepções, conhecimentos e técnicas dos mesmos para solucionar problemas de Combinatória. Foi pedido para que eles respondessem questões envolvendo Produto Cartesiano, Permutação, Arranjo e Combinação do tipo: Na fila da merenda estão quatro alunos (José, Caio, Bruna e Rafa). De quantas maneiras diferentes podemos formar essa fila? Portanto, é importante se questionar: “Como está sendo trabalhado o ensino de Combinatória na sala de aula?”. A partir disso, escolhemos 6 alunos do 3° Ano do Ensino Médio das Escolas dispostos a participar da pesquisa para analisarmos os métodos de resolução. A pesquisa foi realizada a partir de estudos na Disciplina Eletiva Ensino de Combinatória: Perspectivas Teóricas e Práticas da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE Campus do Agreste. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira foi a aplicação do questionário para alunos do 3º Ano do Ensino Médio; e a segunda etapa foi a análise dos resultados obtidos. Através da análise das respostas dos alunos podemos perceber que o tipo de estratégia mais presente foi o uso de fórmulas e o tipo de resposta predominante foi a resposta correta, apresentando assim, um grande quantitativo de acertos. Os resultados específicos da referente pesquisa são apresentados no decorrer do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO, ENSINO MÉDIO, ESTRATÉGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA1_ID757_21102016140818.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLIANE ROCHA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "GERLIANE ARAÚJO"
    "autor_email" => "gerliane16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a compreensão dos alunos do 3° Ano do Ensino Médio de duas Escolas Públicas, localizadas nos Municípios de Surubim - PE e Passira – PE em relação a problemas combinatórios, bem como as estratégias usadas para o desenvolvimento das questões. Assim, tem como centro de pesquisa fomentar a discussão sobre como ocorre o ensino e a aprendizagem desse conteúdo. Para isso, foram analisados, a partir de um questionário aplicado aos alunos, as concepções, conhecimentos e técnicas dos mesmos para solucionar problemas de Combinatória. Foi pedido para que eles respondessem questões envolvendo Produto Cartesiano, Permutação, Arranjo e Combinação do tipo: Na fila da merenda estão quatro alunos (José, Caio, Bruna e Rafa). De quantas maneiras diferentes podemos formar essa fila? Portanto, é importante se questionar: “Como está sendo trabalhado o ensino de Combinatória na sala de aula?”. A partir disso, escolhemos 6 alunos do 3° Ano do Ensino Médio das Escolas dispostos a participar da pesquisa para analisarmos os métodos de resolução. A pesquisa foi realizada a partir de estudos na Disciplina Eletiva Ensino de Combinatória: Perspectivas Teóricas e Práticas da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE Campus do Agreste. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira foi a aplicação do questionário para alunos do 3º Ano do Ensino Médio; e a segunda etapa foi a análise dos resultados obtidos. Através da análise das respostas dos alunos podemos perceber que o tipo de estratégia mais presente foi o uso de fórmulas e o tipo de resposta predominante foi a resposta correta, apresentando assim, um grande quantitativo de acertos. Os resultados específicos da referente pesquisa são apresentados no decorrer do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.