Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

Visualizações: 164
A DIALÉTICA ENTRE O CONCRETO E O ABSTRATO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, RELAÇÃO CONCRETO E ABSTRATO, DIALÉTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) ET-11: Dimensões Filosóficas e Sociológicas na Educação Matemática

Resumo

Apresenta-se reflexão sobre os conceitos de concreto e de abstrato analisando como são concebidos no processo de ensino de Matemática. Usaram-se bases teóricas da Filosofia da Matemática, da Educação e da História da Matemática. Os dados foram coletados com entrevistas aplicadas a um grupo de professores em atuação. Ficaram evidenciadas concepções, sobre tais conceitos, próximas das do senso comum, sem evidências de promoção de relação dialética entre eles. Os docentes consideram que a maioria dos objetos matemáticos estudados na Educação Básica são representáveis por objetos concretos e que o processo de representação é fundamental para a compreensão dos conceitos. Sugerem-se outras concepções para o concreto e para o abstrato, defendendo-se que a concretude e a abstração de um objeto não só depende dos aspectos sensitivos, mas, da realização de um processo de ensino pautado numa relação dialética entre o concreto (material ou cognitivo) e o abstrato.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.