Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA, FUNÇÃO AFIM Comunicação Oral (CO) ET-09: Modelagem em Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26407
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 163
    "inscrito_id" => 282
    "titulo" => "CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A Modelagem Matemática é uma forma de transformar problemas do cotidiano em problemas matemáticos, buscando contextualizar matematicamente a realidade do discente. Nesse sentido, o Subprojeto Específico de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID por meio de uma das tendências abordadas, a Modelagem Matemática, desenvolveu um projeto com a temática “Climatização das salas de aula”. Dessa maneira, esta proposta tem por objetivo elaborar o estudo correspondente à implantação de aparelhos de ar condicionado para que a comunidade escolar compreenda a logística e o orçamento dessa ação. Assim, a experiência mencionada contemplou duas turmas do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Petrolina-PE, por meio de uma pesquisa de campo qualitativa. Diante disso, fez-se necessário a utilização de alguns conceitos matemáticos na resolução das atividades propostas, assim como: unidades de medidas, proporcionalidade, regra de três, área de figuras planas, função afim. Por conseguinte, os alunos apresentaram para sua turma os resultados obtidos. Em seguida, aplicou-se um questionário qualitativo, contendo seis questões abertas com o intuito de verificar o êxito do estudo. Nessa perspectiva, apesar de algumas dificuldades, tais como: compreender os conteúdos matemáticos; encontrar profissionais que atuam na área de construção civil e elaborar as apresentações no PowerPoint, percebeu-se que as atividades diferenciadas ampliaram novas formas de aprendizagem ao tempo que os alunos sugerem a aplicação de projetos similares, abordando novos conceitos matemáticos, bem como a utilização dessa metodologia em outras disciplinas. Por fim, notou-se uma maior motivação por se tratar de um problema real, possibilitando o despertar pela pesquisa e a conscientização da importância do estudo da Matemática para a vida, bem como a aprendizagem contextualizada e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA, FUNÇÃO AFIM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID282_30102016183701.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÂMASO DOUGLAS DA SILVA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "DÂMASO"
    "autor_email" => "damasodouglas@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26407
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 163
    "inscrito_id" => 282
    "titulo" => "CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A Modelagem Matemática é uma forma de transformar problemas do cotidiano em problemas matemáticos, buscando contextualizar matematicamente a realidade do discente. Nesse sentido, o Subprojeto Específico de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID por meio de uma das tendências abordadas, a Modelagem Matemática, desenvolveu um projeto com a temática “Climatização das salas de aula”. Dessa maneira, esta proposta tem por objetivo elaborar o estudo correspondente à implantação de aparelhos de ar condicionado para que a comunidade escolar compreenda a logística e o orçamento dessa ação. Assim, a experiência mencionada contemplou duas turmas do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Petrolina-PE, por meio de uma pesquisa de campo qualitativa. Diante disso, fez-se necessário a utilização de alguns conceitos matemáticos na resolução das atividades propostas, assim como: unidades de medidas, proporcionalidade, regra de três, área de figuras planas, função afim. Por conseguinte, os alunos apresentaram para sua turma os resultados obtidos. Em seguida, aplicou-se um questionário qualitativo, contendo seis questões abertas com o intuito de verificar o êxito do estudo. Nessa perspectiva, apesar de algumas dificuldades, tais como: compreender os conteúdos matemáticos; encontrar profissionais que atuam na área de construção civil e elaborar as apresentações no PowerPoint, percebeu-se que as atividades diferenciadas ampliaram novas formas de aprendizagem ao tempo que os alunos sugerem a aplicação de projetos similares, abordando novos conceitos matemáticos, bem como a utilização dessa metodologia em outras disciplinas. Por fim, notou-se uma maior motivação por se tratar de um problema real, possibilitando o despertar pela pesquisa e a conscientização da importância do estudo da Matemática para a vida, bem como a aprendizagem contextualizada e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA, FUNÇÃO AFIM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID282_30102016183701.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÂMASO DOUGLAS DA SILVA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "DÂMASO"
    "autor_email" => "damasodouglas@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

A Modelagem Matemática é uma forma de transformar problemas do cotidiano em problemas matemáticos, buscando contextualizar matematicamente a realidade do discente. Nesse sentido, o Subprojeto Específico de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID por meio de uma das tendências abordadas, a Modelagem Matemática, desenvolveu um projeto com a temática “Climatização das salas de aula”. Dessa maneira, esta proposta tem por objetivo elaborar o estudo correspondente à implantação de aparelhos de ar condicionado para que a comunidade escolar compreenda a logística e o orçamento dessa ação. Assim, a experiência mencionada contemplou duas turmas do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Petrolina-PE, por meio de uma pesquisa de campo qualitativa. Diante disso, fez-se necessário a utilização de alguns conceitos matemáticos na resolução das atividades propostas, assim como: unidades de medidas, proporcionalidade, regra de três, área de figuras planas, função afim. Por conseguinte, os alunos apresentaram para sua turma os resultados obtidos. Em seguida, aplicou-se um questionário qualitativo, contendo seis questões abertas com o intuito de verificar o êxito do estudo. Nessa perspectiva, apesar de algumas dificuldades, tais como: compreender os conteúdos matemáticos; encontrar profissionais que atuam na área de construção civil e elaborar as apresentações no PowerPoint, percebeu-se que as atividades diferenciadas ampliaram novas formas de aprendizagem ao tempo que os alunos sugerem a aplicação de projetos similares, abordando novos conceitos matemáticos, bem como a utilização dessa metodologia em outras disciplinas. Por fim, notou-se uma maior motivação por se tratar de um problema real, possibilitando o despertar pela pesquisa e a conscientização da importância do estudo da Matemática para a vida, bem como a aprendizagem contextualizada e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.