A Modelagem Matemática é uma forma de transformar problemas do cotidiano em problemas matemáticos, buscando contextualizar matematicamente a realidade do discente. Nesse sentido, o Subprojeto Específico de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID por meio de uma das tendências abordadas, a Modelagem Matemática, desenvolveu um projeto com a temática “Climatização das salas de aula”. Dessa maneira, esta proposta tem por objetivo elaborar o estudo correspondente à implantação de aparelhos de ar condicionado para que a comunidade escolar compreenda a logística e o orçamento dessa ação. Assim, a experiência mencionada contemplou duas turmas do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Petrolina-PE, por meio de uma pesquisa de campo qualitativa. Diante disso, fez-se necessário a utilização de alguns conceitos matemáticos na resolução das atividades propostas, assim como: unidades de medidas, proporcionalidade, regra de três, área de figuras planas, função afim. Por conseguinte, os alunos apresentaram para sua turma os resultados obtidos. Em seguida, aplicou-se um questionário qualitativo, contendo seis questões abertas com o intuito de verificar o êxito do estudo. Nessa perspectiva, apesar de algumas dificuldades, tais como: compreender os conteúdos matemáticos; encontrar profissionais que atuam na área de construção civil e elaborar as apresentações no PowerPoint, percebeu-se que as atividades diferenciadas ampliaram novas formas de aprendizagem ao tempo que os alunos sugerem a aplicação de projetos similares, abordando novos conceitos matemáticos, bem como a utilização dessa metodologia em outras disciplinas. Por fim, notou-se uma maior motivação por se tratar de um problema real, possibilitando o despertar pela pesquisa e a conscientização da importância do estudo da Matemática para a vida, bem como a aprendizagem contextualizada e significativa.