CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26407 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 163 "inscrito_id" => 282 "titulo" => "CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "A Modelagem Matemática é uma forma de transformar problemas do cotidiano em problemas matemáticos, buscando contextualizar matematicamente a realidade do discente. Nesse sentido, o Subprojeto Específico de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID por meio de uma das tendências abordadas, a Modelagem Matemática, desenvolveu um projeto com a temática “Climatização das salas de aula”. Dessa maneira, esta proposta tem por objetivo elaborar o estudo correspondente à implantação de aparelhos de ar condicionado para que a comunidade escolar compreenda a logística e o orçamento dessa ação. Assim, a experiência mencionada contemplou duas turmas do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Petrolina-PE, por meio de uma pesquisa de campo qualitativa. Diante disso, fez-se necessário a utilização de alguns conceitos matemáticos na resolução das atividades propostas, assim como: unidades de medidas, proporcionalidade, regra de três, área de figuras planas, função afim. Por conseguinte, os alunos apresentaram para sua turma os resultados obtidos. Em seguida, aplicou-se um questionário qualitativo, contendo seis questões abertas com o intuito de verificar o êxito do estudo. Nessa perspectiva, apesar de algumas dificuldades, tais como: compreender os conteúdos matemáticos; encontrar profissionais que atuam na área de construção civil e elaborar as apresentações no PowerPoint, percebeu-se que as atividades diferenciadas ampliaram novas formas de aprendizagem ao tempo que os alunos sugerem a aplicação de projetos similares, abordando novos conceitos matemáticos, bem como a utilização dessa metodologia em outras disciplinas. Por fim, notou-se uma maior motivação por se tratar de um problema real, possibilitando o despertar pela pesquisa e a conscientização da importância do estudo da Matemática para a vida, bem como a aprendizagem contextualizada e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA, FUNÇÃO AFIM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID282_30102016183701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÂMASO DOUGLAS DA SILVA NUNES" "autor_nome_curto" => "DÂMASO" "autor_email" => "damasodouglas@bol.com.br" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26407 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 163 "inscrito_id" => 282 "titulo" => "CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "A Modelagem Matemática é uma forma de transformar problemas do cotidiano em problemas matemáticos, buscando contextualizar matematicamente a realidade do discente. Nesse sentido, o Subprojeto Específico de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID por meio de uma das tendências abordadas, a Modelagem Matemática, desenvolveu um projeto com a temática “Climatização das salas de aula”. Dessa maneira, esta proposta tem por objetivo elaborar o estudo correspondente à implantação de aparelhos de ar condicionado para que a comunidade escolar compreenda a logística e o orçamento dessa ação. Assim, a experiência mencionada contemplou duas turmas do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Petrolina-PE, por meio de uma pesquisa de campo qualitativa. Diante disso, fez-se necessário a utilização de alguns conceitos matemáticos na resolução das atividades propostas, assim como: unidades de medidas, proporcionalidade, regra de três, área de figuras planas, função afim. Por conseguinte, os alunos apresentaram para sua turma os resultados obtidos. Em seguida, aplicou-se um questionário qualitativo, contendo seis questões abertas com o intuito de verificar o êxito do estudo. Nessa perspectiva, apesar de algumas dificuldades, tais como: compreender os conteúdos matemáticos; encontrar profissionais que atuam na área de construção civil e elaborar as apresentações no PowerPoint, percebeu-se que as atividades diferenciadas ampliaram novas formas de aprendizagem ao tempo que os alunos sugerem a aplicação de projetos similares, abordando novos conceitos matemáticos, bem como a utilização dessa metodologia em outras disciplinas. Por fim, notou-se uma maior motivação por se tratar de um problema real, possibilitando o despertar pela pesquisa e a conscientização da importância do estudo da Matemática para a vida, bem como a aprendizagem contextualizada e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA, FUNÇÃO AFIM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID282_30102016183701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÂMASO DOUGLAS DA SILVA NUNES" "autor_nome_curto" => "DÂMASO" "autor_email" => "damasodouglas@bol.com.br" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }