Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26426
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 636
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, e a matemática é desta forma  um instrumento que possibilita dentre tantos outros  a plena atuação do sujeito no meio em que vive. Sobre isso, podemos apontar que, na atualidade, a forma como estão sendo refletidas e construídas o fazer matemática na relação entre professores e alunos, contribuem para outra forma de pensar o ensino e aprendizagem neste campo do saber. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre os aspectos relacionados ao ensinar e aprender matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, trazendo ainda uma discussão sobre as questões inerentes a alfabetização e o letramento matemático, além de outras temáticas pertinentes do fazer matemático como a ludicidade, a literatura infantil como um dos subsídios para a prática de letramento em matemática, a interdisciplinaridade como aliada da matemática há outros campos do saber e o uso de materiais manipuláveis como uma estratégia de ensino nas aulas de matemática. Para esse diálogo, trouxemos como referência estudiosos que já se debruçaram sobre a temática, tais como Tardif (2003), Alro Skovsmose, (2006), Kishimoto (2008), Moura (2008), Nacarato; Mengali; Passos, (2009) Lima, Teles e Leal (2012), Scolaro (2008) e Brasil (2014). Portanto, o artigo vem apresenta aspectos relevantes que contribuir para pensamos a Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que estamos inseridos e analisar de maneira crítica, os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID636_30102016123832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO"
    "autor_email" => "josivaldoufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "FIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26426
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 636
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, e a matemática é desta forma  um instrumento que possibilita dentre tantos outros  a plena atuação do sujeito no meio em que vive. Sobre isso, podemos apontar que, na atualidade, a forma como estão sendo refletidas e construídas o fazer matemática na relação entre professores e alunos, contribuem para outra forma de pensar o ensino e aprendizagem neste campo do saber. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre os aspectos relacionados ao ensinar e aprender matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, trazendo ainda uma discussão sobre as questões inerentes a alfabetização e o letramento matemático, além de outras temáticas pertinentes do fazer matemático como a ludicidade, a literatura infantil como um dos subsídios para a prática de letramento em matemática, a interdisciplinaridade como aliada da matemática há outros campos do saber e o uso de materiais manipuláveis como uma estratégia de ensino nas aulas de matemática. Para esse diálogo, trouxemos como referência estudiosos que já se debruçaram sobre a temática, tais como Tardif (2003), Alro Skovsmose, (2006), Kishimoto (2008), Moura (2008), Nacarato; Mengali; Passos, (2009) Lima, Teles e Leal (2012), Scolaro (2008) e Brasil (2014). Portanto, o artigo vem apresenta aspectos relevantes que contribuir para pensamos a Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que estamos inseridos e analisar de maneira crítica, os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID636_30102016123832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO"
    "autor_email" => "josivaldoufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "FIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, e a matemática é desta forma um instrumento que possibilita dentre tantos outros a plena atuação do sujeito no meio em que vive. Sobre isso, podemos apontar que, na atualidade, a forma como estão sendo refletidas e construídas o fazer matemática na relação entre professores e alunos, contribuem para outra forma de pensar o ensino e aprendizagem neste campo do saber. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre os aspectos relacionados ao ensinar e aprender matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, trazendo ainda uma discussão sobre as questões inerentes a alfabetização e o letramento matemático, além de outras temáticas pertinentes do fazer matemático como a ludicidade, a literatura infantil como um dos subsídios para a prática de letramento em matemática, a interdisciplinaridade como aliada da matemática há outros campos do saber e o uso de materiais manipuláveis como uma estratégia de ensino nas aulas de matemática. Para esse diálogo, trouxemos como referência estudiosos que já se debruçaram sobre a temática, tais como Tardif (2003), Alro Skovsmose, (2006), Kishimoto (2008), Moura (2008), Nacarato; Mengali; Passos, (2009) Lima, Teles e Leal (2012), Scolaro (2008) e Brasil (2014). Portanto, o artigo vem apresenta aspectos relevantes que contribuir para pensamos a Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que estamos inseridos e analisar de maneira crítica, os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.