Diante das dificuldades existentes na aprendizagem em matemática e o crescimento no âmbito escolar das Pedagogias de projetos em sala de aula, buscou-se nessa pesquisa conhecer as concepções dos professores acerca deste recurso e a viabilidade desta utilização para os conteúdos de geometria plana no ensino fundamental anos finais. Em meio a um vasto campo de projetos existentes, se fez necessário exemplificar cada um deles, para se ter um maior esclarecimento sobre o conteúdo, adotando assim, como eixo principal “Projetos de ensino”, segundo Moura & Barbosa (2012) ), no qual consideram que os projetos de ensino se apresentam como uma solução viável para imprimir e dar novas perspectivas as atividades do professor e destacou-se a sua elaboração e organização, assim como também se fez necessário a explanação de um breve histórico sobre geometria plana, relatando um pouco da Geometria Euclidiana conhecida e ensinada nas escolas, tomando como base os conteúdos previstos pelos PCN’s (1998), para o ensino fundamental anos finais. Buscando compreender as concepções dos professores de matemática de três escolas públicas sobre o tema abordado, realizou-se um estudo de caso qualitativo, onde se observou que a maioria dos professores tinham conhecimento da finalidade de um projeto, porém não conseguiam defini-los corretamente. Ainda assim, pôde-se notar que eles entendem a importância deste recurso para a melhoria do ensino de geometria plana na medida que tornam as aulas diferenciadas e contextualizadas com o cotidiano do aluno, uma vez que o conhecimento geométrico se dá de melhor forma quando apresentado em sua forma física.