Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: PEDAGOGIA DE PROJETOS, PROJETOS DE ENSINO, GEOMETRIA PLANA Comunicação Oral (CO) ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26384
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Diante das dificuldades existentes na aprendizagem em matemática e o crescimento no âmbito escolar das Pedagogias de projetos em sala de aula, buscou-se nessa pesquisa conhecer as concepções dos professores acerca deste recurso e a viabilidade desta utilização para os conteúdos de geometria plana no ensino fundamental anos finais. Em meio a um vasto campo de projetos existentes, se fez necessário exemplificar cada um deles, para se ter um maior esclarecimento sobre o conteúdo, adotando assim, como eixo principal “Projetos de ensino”, segundo Moura & Barbosa (2012) ), no qual consideram que os projetos de ensino se apresentam como uma solução viável para imprimir e dar novas perspectivas as atividades do professor e destacou-se a sua elaboração e organização, assim como também se fez necessário a explanação de um breve histórico sobre geometria plana, relatando um pouco da Geometria Euclidiana conhecida e ensinada nas escolas, tomando como base os conteúdos previstos pelos PCN’s (1998), para o ensino fundamental anos finais. Buscando compreender as concepções dos professores de matemática de três escolas públicas sobre o tema abordado, realizou-se um estudo de caso qualitativo, onde se observou que a maioria dos professores tinham conhecimento da finalidade de um projeto, porém não conseguiam defini-los corretamente. Ainda assim, pôde-se notar que eles entendem a importância deste recurso para a melhoria do ensino de geometria plana na medida que tornam as aulas diferenciadas e contextualizadas com o cotidiano do aluno, uma vez que o conhecimento geométrico se dá de melhor forma quando apresentado em sua forma física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS, PROJETOS DE ENSINO, GEOMETRIA PLANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA14_ID822_30102016193710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TEREZA JUSTINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA TEREZA"
    "autor_email" => "tereza.mtj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26384
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Diante das dificuldades existentes na aprendizagem em matemática e o crescimento no âmbito escolar das Pedagogias de projetos em sala de aula, buscou-se nessa pesquisa conhecer as concepções dos professores acerca deste recurso e a viabilidade desta utilização para os conteúdos de geometria plana no ensino fundamental anos finais. Em meio a um vasto campo de projetos existentes, se fez necessário exemplificar cada um deles, para se ter um maior esclarecimento sobre o conteúdo, adotando assim, como eixo principal “Projetos de ensino”, segundo Moura & Barbosa (2012) ), no qual consideram que os projetos de ensino se apresentam como uma solução viável para imprimir e dar novas perspectivas as atividades do professor e destacou-se a sua elaboração e organização, assim como também se fez necessário a explanação de um breve histórico sobre geometria plana, relatando um pouco da Geometria Euclidiana conhecida e ensinada nas escolas, tomando como base os conteúdos previstos pelos PCN’s (1998), para o ensino fundamental anos finais. Buscando compreender as concepções dos professores de matemática de três escolas públicas sobre o tema abordado, realizou-se um estudo de caso qualitativo, onde se observou que a maioria dos professores tinham conhecimento da finalidade de um projeto, porém não conseguiam defini-los corretamente. Ainda assim, pôde-se notar que eles entendem a importância deste recurso para a melhoria do ensino de geometria plana na medida que tornam as aulas diferenciadas e contextualizadas com o cotidiano do aluno, uma vez que o conhecimento geométrico se dá de melhor forma quando apresentado em sua forma física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS, PROJETOS DE ENSINO, GEOMETRIA PLANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA14_ID822_30102016193710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TEREZA JUSTINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA TEREZA"
    "autor_email" => "tereza.mtj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Diante das dificuldades existentes na aprendizagem em matemática e o crescimento no âmbito escolar das Pedagogias de projetos em sala de aula, buscou-se nessa pesquisa conhecer as concepções dos professores acerca deste recurso e a viabilidade desta utilização para os conteúdos de geometria plana no ensino fundamental anos finais. Em meio a um vasto campo de projetos existentes, se fez necessário exemplificar cada um deles, para se ter um maior esclarecimento sobre o conteúdo, adotando assim, como eixo principal “Projetos de ensino”, segundo Moura & Barbosa (2012) ), no qual consideram que os projetos de ensino se apresentam como uma solução viável para imprimir e dar novas perspectivas as atividades do professor e destacou-se a sua elaboração e organização, assim como também se fez necessário a explanação de um breve histórico sobre geometria plana, relatando um pouco da Geometria Euclidiana conhecida e ensinada nas escolas, tomando como base os conteúdos previstos pelos PCN’s (1998), para o ensino fundamental anos finais. Buscando compreender as concepções dos professores de matemática de três escolas públicas sobre o tema abordado, realizou-se um estudo de caso qualitativo, onde se observou que a maioria dos professores tinham conhecimento da finalidade de um projeto, porém não conseguiam defini-los corretamente. Ainda assim, pôde-se notar que eles entendem a importância deste recurso para a melhoria do ensino de geometria plana na medida que tornam as aulas diferenciadas e contextualizadas com o cotidiano do aluno, uma vez que o conhecimento geométrico se dá de melhor forma quando apresentado em sua forma física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.