Considera-se o uso e a importância da História da Matemática como uma ferramenta que potencializa e estimula a melhor compreensão dos conteúdos matemáticos. Compreendendo o surgimento de alguns conceitos e aplicações de dados conteúdos, podemos levar os estudantes a entenderem e refletirem da importância da matemática em nossas vidas. Esse trabalho foi oriundo de um projeto que executamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano Vital do Rego, na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, envolvendo duas turmas do 3º ano da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), no turno noite. Nesse projeto utilizamos a contextualização histórica nos conteúdos de Análise Combinatória e Probabilidade, inserindo-a em nossas aulas à medida que íamos desenvolvendo os conteúdos supracitados. Nossa metodologia priorizou o trabalho com atividades mais lúdicas; desenvolvemos, aplicamos, portanto, problemas curiosos, experimentos probabilísticos e desafios em que os alunos buscassem resolvê-los por tentativas matemáticas ou outras maneiras. Além disso, foram realizados seminários por parte dos discentes, nos quais foram apresentadas as biografias dos principais estudiosos das Noções de Probabilidade e da Análise Combinatória. Os dados revelaram que contextualizar historicamente os conteúdos, possibilita que os discentes percebam a importância e a utilidade daquilo que estudam, quebrando com a concepção que a matemática está pronta e acabada. Desse modo, refletimos a necessidade de o professor utilizar a História da Matemática na abordagem dos conceitos combinatórios e probabilísticos, ou somando outros recursos didáticos que favoreçam a construção do conhecimento na sala de aula.
Palavras Chaves: História da Matemática, Análise Combinatória, Probabilidade.