Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE

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Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

A matemática surgiu e continua se desenvolvendo com o objetivo de resolver problemas encontrados pelo homem. Assim, a essência da matemática é a resolução de problemas. Para ensinar matemática é necessário mais do que ter conhecimento, é preciso ser criativo, investigativo e crítico. Nesse contexto, a Metodologia de Resolução de Problemas se baseia na apresentação de situações abertas e sugestivas que exijam dos alunos uma atitude ativa ou um esforço para buscar suas próprias respostas, seu próprio conhecimento. Possibilita o exercício do raciocínio lógico e não apenas o uso padronizado de regras. O presente trabalho foi realizado durante o período de regência da disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do qual os discentes foram designados a realizar uma atividade prática com alunos do Ensino Fundamental utilizando a resolução de problemas como metodologia. A atividade realizada neste projeto foi aplicada em uma turma do sexto ano de uma escola estadual na cidade do Recife-PE, com intuito de analisar o desempenho dos alunos na atividade utilizando o tema de Probabilidade. O objetivo da atividade se constitui de uma abordagem utilizando um material concreto (dados) com o propósito de inserir conceitos básicos de probabilidade, além de analisar o desempenho do alunado na atividade e o conhecimento dos discentes. O ponto central do processo de ensino-aprendizagem em matemática, através da resolução de problemas, fundamenta-se na concepção de que o motivo mais importante para utilizar esse tipo de metodologia de ensino é ajudar os estudantes a compreenderem efetivamente conceito, princípios e procedimentos matemáticos. O resultado deste relato de experiência foi bastante positivo, apesar da dificuldade que os alunos revelaram ter em assuntos básicos, como será abordado ao longo deste trabalho. A classe conseguiu construir bem o que seria probabilidade a partir da metodologia de resolução de problemas, tornando familiar o conteúdo estudado em séries posteriores.

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