Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS QUE ATUAM EM UMA ESCOLA RURAL

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIAS DOCENTES, INCLUSÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA. Comunicação Oral (CO) ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Os desafios enfrentados pela escola no contexto atual, nos leva a (re) pensarmos o seu papel no que se refere a formação do educando, principalmente quando destacamos a escola numa perspectiva inclusiva. Os desafios vivenciados por todos os que fazem parte da instituição escolar são visíveis, merecendo de alguma forma, subsidiar de estratégias que venham contribuir com a melhoria do trabalho desenvolvido em sala de aula. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os desafios enfrentados por duas docentes, atentando para as experiências didático-pedagógicas desenvolvidas com uma criança com deficiência, em uma escola rural, localizada no município de Janduís/RN. Como referencial teórico, nos fundamentamos em: Barroso (2003), Carvalho (2003), Roldão (2003) e a documental – dentre outros, buscando evidenciar os princípios inclusivos constantes na Declaração de Salamanca (1994). A metodologia que embasa este trabalho de natureza qualitativa, onde utilizamos as narrativas (auto) biográficas por acreditarmos sobre a importância da valorização das vozes dos sujeitos para a consolidação da Pesquisa bem como permitir um (re) visitar constante da prática pedagógica. Os resultados apontam que a sala de aula é um dos espaços por excelência que permite o educador refletir na ação, refletir sobre a reflexão, redirecionando quando preciso, a sua prática pedagógica, de modo a atender as especificidades dos alunos. Possibilitando como isso, o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a inclusão de todas as crianças na escola regular e o enfrentamento de desafios surgidos no contexto educacional.

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