Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR: INTÉRPRETE DE LIBRAS

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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre o processo de aprendizagem do aluno surdo no contexto educacional. Uma vez que será ressaltado o papel do intérprete de libras junto ao aluno surdo, sua postura, seu perfil ético, e ainda destacar como esse profissional dever atuar em sala de aula. Neste sentido, o artigo procura mostrar como o processo de inclusão do intérprete de libras favorece a aprendizagem do aluno surdo com os demais ouvintes em sala de aula. O intérprete de libras possui um papel essencial na interação do aluno surdo/professor/aluno, já que o intérprete é o elo de comunicação entre o aluno surdo/ouvintes, uma vez que a comunicação é importante para os homens, em que a língua de sinais a libras é uma ferramenta que auxilia na comunicação dos surdos/ ouvintes, isto é, cabe ao intérprete de libras dar assistência tanto ao aluno surdo como aos ouvintes, assim, para que haja uma interação é necessário uma comunicação entre eles, aluno surdo/ouvintes. A Educação, um termo amplo que visa como ato ou efeito de educar os indivíduos num processo de desenvolvimento das capacidades físicas, moral e intelectual, que busca garantir uma integração individual e social. O aluno surdo tem direito de ter um intérprete de Libras em sala de aula, auxiliando-o na comunicação entre professor/aluno, pois cabe à escola e a sociedade rever seu papel perante o assunto da inclusão, e ainda há bastante preconceito em torno desta questão, uma vez que os surdos como qualquer outra pessoa com deficiência enfrentam algum tipo de dificuldade em seu cotidiano.

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