Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A CRÔNICA COMO FORMADORA DE LEITORES E ESCRITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS: ANÁLISE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: GÊNEROS LITERÁRIOS, LITERATURA, CRÔNICA Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26161
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 143
    "inscrito_id" => 482
    "titulo" => "A CRÔNICA COMO FORMADORA DE LEITORES E ESCRITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS: ANÁLISE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Sabemos que o ensino dos gêneros literários requer uma aproximação com diversos tipos de leitura principalmente em uma sociedade dominada por tecnologias visuais e pela cultura do entretenimento. Por esse motivo é preciso pensar num objetivo para estudar e ensinar literatura.  Além do mais a leitura e produção dos gêneros literários torna-se indispensável para a construção do conhecimento e incentivo dos acervos sociocultural e literário. Dessa forma este artigo observa o ensino de gêneros literários em sala de aula mais especificamente a crônica, gênero trabalhado em um projeto desenvolvido pelo PIBID/UERN/CAMEAM em consonância com a OLP (Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o futuro”), em duas turmas da 1° série “A e B” do Ensino Médio na escola Estadual José Fernandes de Melo na cidade de Pau dos Ferros/RN. Esta pesquisa tem como objetivo discutir o ensino da crônica em sala de aula através do relato de experiência que vivenciamos. Sendo assim, buscamos subsídios em alguns autores que discutem o trabalho desse gênero e como podemos conceituá-lo, como Marcuschi (2002), Coutinho (2004), Silveira (2009), entre outros. Nesse intuito analisaremos como relato de experiência o projeto “Crônica uma prosa bem afiada” para tecer a importância desse gênero no desenvolvimento tanto da leitura como da escrita dos estudantes. Portanto, esperamos que o presente artigo contribua de forma significativa para o ensino e aprendizagem, tendo como resultado o incentivo da leitura e escrita e ao mesmo tempo formando leitores críticos e reflexivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS LITERÁRIOS, LITERATURA, CRÔNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID482_14112016181705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA RANGEL ALVES DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA RANGEL"
    "autor_email" => "marciarangelrn@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26161
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 143
    "inscrito_id" => 482
    "titulo" => "A CRÔNICA COMO FORMADORA DE LEITORES E ESCRITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS: ANÁLISE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Sabemos que o ensino dos gêneros literários requer uma aproximação com diversos tipos de leitura principalmente em uma sociedade dominada por tecnologias visuais e pela cultura do entretenimento. Por esse motivo é preciso pensar num objetivo para estudar e ensinar literatura.  Além do mais a leitura e produção dos gêneros literários torna-se indispensável para a construção do conhecimento e incentivo dos acervos sociocultural e literário. Dessa forma este artigo observa o ensino de gêneros literários em sala de aula mais especificamente a crônica, gênero trabalhado em um projeto desenvolvido pelo PIBID/UERN/CAMEAM em consonância com a OLP (Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o futuro”), em duas turmas da 1° série “A e B” do Ensino Médio na escola Estadual José Fernandes de Melo na cidade de Pau dos Ferros/RN. Esta pesquisa tem como objetivo discutir o ensino da crônica em sala de aula através do relato de experiência que vivenciamos. Sendo assim, buscamos subsídios em alguns autores que discutem o trabalho desse gênero e como podemos conceituá-lo, como Marcuschi (2002), Coutinho (2004), Silveira (2009), entre outros. Nesse intuito analisaremos como relato de experiência o projeto “Crônica uma prosa bem afiada” para tecer a importância desse gênero no desenvolvimento tanto da leitura como da escrita dos estudantes. Portanto, esperamos que o presente artigo contribua de forma significativa para o ensino e aprendizagem, tendo como resultado o incentivo da leitura e escrita e ao mesmo tempo formando leitores críticos e reflexivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS LITERÁRIOS, LITERATURA, CRÔNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID482_14112016181705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA RANGEL ALVES DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA RANGEL"
    "autor_email" => "marciarangelrn@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Sabemos que o ensino dos gêneros literários requer uma aproximação com diversos tipos de leitura principalmente em uma sociedade dominada por tecnologias visuais e pela cultura do entretenimento. Por esse motivo é preciso pensar num objetivo para estudar e ensinar literatura. Além do mais a leitura e produção dos gêneros literários torna-se indispensável para a construção do conhecimento e incentivo dos acervos sociocultural e literário. Dessa forma este artigo observa o ensino de gêneros literários em sala de aula mais especificamente a crônica, gênero trabalhado em um projeto desenvolvido pelo PIBID/UERN/CAMEAM em consonância com a OLP (Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o futuro”), em duas turmas da 1° série “A e B” do Ensino Médio na escola Estadual José Fernandes de Melo na cidade de Pau dos Ferros/RN. Esta pesquisa tem como objetivo discutir o ensino da crônica em sala de aula através do relato de experiência que vivenciamos. Sendo assim, buscamos subsídios em alguns autores que discutem o trabalho desse gênero e como podemos conceituá-lo, como Marcuschi (2002), Coutinho (2004), Silveira (2009), entre outros. Nesse intuito analisaremos como relato de experiência o projeto “Crônica uma prosa bem afiada” para tecer a importância desse gênero no desenvolvimento tanto da leitura como da escrita dos estudantes. Portanto, esperamos que o presente artigo contribua de forma significativa para o ensino e aprendizagem, tendo como resultado o incentivo da leitura e escrita e ao mesmo tempo formando leitores críticos e reflexivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.