Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTÍNUA, POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26346
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 148
    "inscrito_id" => 163
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Esse trabalho propõe-se a discutir como se dar a formação continuada de professores em anos diferentes da carreira docente, buscando refletir sobre a importância das políticas de formação no percurso profissional do docente. Pretendemos, ainda, indagar se é ofertada políticas de formação continuada, bem como analisar se há interesse dos professores em participar e refletir sobre essas políticas. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de entrevista semiestrutura com três docentes com tempo de carreira diferentes: docente recém ingressante no magistério; docente com alguns anos na profissão; e docente prestes à aposentadoria. A entrevista foi organizada nos seguintes tópicos: identificação; formação continuada na escola; importância da formação outros espaços além da escola. Para análise dos dados, fizemos uma descrição dos resultados obtidos, a partir do referencial teórico escolhido. Constatamos a partir das falas dos sujeitos de pesquisa que há políticas de formação contínua em diversas modalidades, durante todo o decorrer da carreira do professor, todavia, diversos aspectos precisam ser levados em consideração quando se pensa na implementação e concretização dessas atividades, sobretudo tempo e condições no espaço escolar para aliar formação, prática e reflexão do processo formativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTÍNUA, POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID163_14112016193928.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LOURENA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "LOURENA QUEIROZ"
    "autor_email" => "lourenaqueiroz4@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26346
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 148
    "inscrito_id" => 163
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Esse trabalho propõe-se a discutir como se dar a formação continuada de professores em anos diferentes da carreira docente, buscando refletir sobre a importância das políticas de formação no percurso profissional do docente. Pretendemos, ainda, indagar se é ofertada políticas de formação continuada, bem como analisar se há interesse dos professores em participar e refletir sobre essas políticas. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de entrevista semiestrutura com três docentes com tempo de carreira diferentes: docente recém ingressante no magistério; docente com alguns anos na profissão; e docente prestes à aposentadoria. A entrevista foi organizada nos seguintes tópicos: identificação; formação continuada na escola; importância da formação outros espaços além da escola. Para análise dos dados, fizemos uma descrição dos resultados obtidos, a partir do referencial teórico escolhido. Constatamos a partir das falas dos sujeitos de pesquisa que há políticas de formação contínua em diversas modalidades, durante todo o decorrer da carreira do professor, todavia, diversos aspectos precisam ser levados em consideração quando se pensa na implementação e concretização dessas atividades, sobretudo tempo e condições no espaço escolar para aliar formação, prática e reflexão do processo formativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTÍNUA, POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID163_14112016193928.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LOURENA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "LOURENA QUEIROZ"
    "autor_email" => "lourenaqueiroz4@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Esse trabalho propõe-se a discutir como se dar a formação continuada de professores em anos diferentes da carreira docente, buscando refletir sobre a importância das políticas de formação no percurso profissional do docente. Pretendemos, ainda, indagar se é ofertada políticas de formação continuada, bem como analisar se há interesse dos professores em participar e refletir sobre essas políticas. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de entrevista semiestrutura com três docentes com tempo de carreira diferentes: docente recém ingressante no magistério; docente com alguns anos na profissão; e docente prestes à aposentadoria. A entrevista foi organizada nos seguintes tópicos: identificação; formação continuada na escola; importância da formação outros espaços além da escola. Para análise dos dados, fizemos uma descrição dos resultados obtidos, a partir do referencial teórico escolhido. Constatamos a partir das falas dos sujeitos de pesquisa que há políticas de formação contínua em diversas modalidades, durante todo o decorrer da carreira do professor, todavia, diversos aspectos precisam ser levados em consideração quando se pensa na implementação e concretização dessas atividades, sobretudo tempo e condições no espaço escolar para aliar formação, prática e reflexão do processo formativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.