Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEMIÁRIDO, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET2 - Currículo e ensino: políticas e práticas
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      O trabalho intitulado “Por uma educação ambiental contextualizada no semiárido”, traz como problemática central de sua abordagem a necessidade de que a educação ambiental deva ser pensada e praticada a partir dos contextos locais, considerando sua cultura, seus valores e crenças, a relação de trabalho que estabelecem com a natureza, etc. Assim tomamos como referência a região do semiárido brasileiro, desconstruindo a falsa ideia de “região problema” e discutindo os aspectos positivos do seu rico potencial identificando-a como uma região onde habitam milhares de pessoas com cor, raça, religião, histórias de vidas, ou seja, identidades culturais marcadas pela diversidade que podem e devem ser consideradas no processo formativo que se pretenda crítico e transformador da realidade. Assim, a partir de estudo bibliográfico, apontamos a importância da formação docente como elemento catalisador desse processo e seus reflexos imediatos no chão da escola, especialmente da escola do semiárido.\r\n
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO O trabalho intitulado “Por uma educação ambiental contextualizada no semiárido”, traz como problemática central de sua abordagem a necessidade de que a educação ambiental deva ser pensada e praticada a partir dos contextos locais, considerando sua cultura, seus valores e crenças, a relação de trabalho que estabelecem com a natureza, etc. Assim tomamos como referência a região do semiárido brasileiro, desconstruindo a falsa ideia de “região problema” e discutindo os aspectos positivos do seu rico potencial identificando-a como uma região onde habitam milhares de pessoas com cor, raça, religião, histórias de vidas, ou seja, identidades culturais marcadas pela diversidade que podem e devem ser consideradas no processo formativo que se pretenda crítico e transformador da realidade. Assim, a partir de estudo bibliográfico, apontamos a importância da formação docente como elemento catalisador desse processo e seus reflexos imediatos no chão da escola, especialmente da escola do semiárido. Palavras-chave:

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