Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE PARA FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL.

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO OMNILATERAL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar quais são as ações, desenvolvidas pelos professores, que possibilitem ao público que vive excluído da educação um ensino pautado nos princípios éticos, solidários e humanos. A motivação que norteia o interesse em pesquisar a referida temática toma como questão norteadora a seguinte indagação: quais são as ações, desenvolvidas pelos professores, que podem possibilitar ao público que vive incluído/excluído da educação o acesso para todos, com qualidade e fundamentada nos princípios, éticos, solidários e humanos? Frente a esta problematização e, instigada pelas discussões em sala de aula, proporcionadas pela disciplina Sociedade, Trabalho e Educação, durante a trajetória do mestrado acadêmico em educação Profissional, é que surge à necessidade de pesquisar acerca da seguinte temática: “As práticas Pedagógicas como possibilidade para a formação humana ominilateral”. O aporte teórico metodológico será a pesquisa bibliográfica abalizada nas concepções de: Moura (2013) Frigotto (2010) Morin (2009) Antunes (2009), Goergen (2001) e Nogueira (2004). Diante do exposto, entendemos que as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola ainda não atendem aos anseios das camadas populares, por estarem imbuídas dos conceitos de homem e sociedade de uma visão elitista e, portanto, de um pensamento neoliberal, nos preâmbulos da meritocracia, no qual oferta-se um ensino igualitário que escamoteia a extrema desigualdade dos sujeitos oriundos da classe trabalhadora, que não conseguem, nesta escola padrão, assimilar e apreender os conhecimentos, por não encontrarem significados para a vida. O que queremos na verdade é uma escola na qual os profissionais da educação tenham como desafio formar um homem que cumpra os seus deveres e reconheça os seus direitos, tendo consciência de qual o lugar ocupa na sociedade.

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