Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICAS EDUCACIONAIS, CONCEPÇÕES Comunicação Oral (CO) ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26239
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 81
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória realizada sobre as práticas de educação especial desenvolvidas na escola municipal de Ensino Fundamental Cleonice Freire de Queiroz localizada na cidade de Pereiro- CE, com o objetivo de refletir sobre as concepções e as práticas pedagógicas adotadas frente a escolarização de crianças com necessidades educacionais específicas na referida escola. Para tanto, foi realizado pesquisa de campo de abordagem qualitativa por meio da aplicação de questionários com as professoras da educação especial e a coordenadora pedagógica da escola. Como meio de aprofundamento teórico foram utilizados vários autores e documentos oficiais, como: Ferreira (2006), Figueiredo (2009), Rodrigues (2006), Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009) e Carleto (2003), Pietro (2006). Constatou-se que dentre as medidas inclusivas está o Atendimento Educacional Especializado conforme previsto na legislação e nas políticas educacionais brasileiras que garantem serviços educacionais e recursos específicos com vistas a complementar ou suplementar a formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. O atendimento deve ser realizado por educadores com formação específica na área de educação especial a fim de garantir um ensino de qualidade aos discentes. A escola campo de pesquisa revelou que as docentes e coordenadora têm formação adequada que as qualificam para o trabalho com o público do AEE, contudo, não as suprem à medida que negligenciam o direito ao atendimento educacional especializado e reconhece a falta de colaboração e apoio das demais instâncias da própria escola, em termos didáticos e físicos que facilitem e garantam a educação integral dessas crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICAS EDUCACIONAIS, CONCEPÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID81_16112016154442.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMANOELE DESIDÉRIO DIÓGENES"
    "autor_nome_curto" => "EMANOELE "
    "autor_email" => "emanoeledd@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26239
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 81
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória realizada sobre as práticas de educação especial desenvolvidas na escola municipal de Ensino Fundamental Cleonice Freire de Queiroz localizada na cidade de Pereiro- CE, com o objetivo de refletir sobre as concepções e as práticas pedagógicas adotadas frente a escolarização de crianças com necessidades educacionais específicas na referida escola. Para tanto, foi realizado pesquisa de campo de abordagem qualitativa por meio da aplicação de questionários com as professoras da educação especial e a coordenadora pedagógica da escola. Como meio de aprofundamento teórico foram utilizados vários autores e documentos oficiais, como: Ferreira (2006), Figueiredo (2009), Rodrigues (2006), Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009) e Carleto (2003), Pietro (2006). Constatou-se que dentre as medidas inclusivas está o Atendimento Educacional Especializado conforme previsto na legislação e nas políticas educacionais brasileiras que garantem serviços educacionais e recursos específicos com vistas a complementar ou suplementar a formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. O atendimento deve ser realizado por educadores com formação específica na área de educação especial a fim de garantir um ensino de qualidade aos discentes. A escola campo de pesquisa revelou que as docentes e coordenadora têm formação adequada que as qualificam para o trabalho com o público do AEE, contudo, não as suprem à medida que negligenciam o direito ao atendimento educacional especializado e reconhece a falta de colaboração e apoio das demais instâncias da própria escola, em termos didáticos e físicos que facilitem e garantam a educação integral dessas crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICAS EDUCACIONAIS, CONCEPÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID81_16112016154442.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMANOELE DESIDÉRIO DIÓGENES"
    "autor_nome_curto" => "EMANOELE "
    "autor_email" => "emanoeledd@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória realizada sobre as práticas de educação especial desenvolvidas na escola municipal de Ensino Fundamental Cleonice Freire de Queiroz localizada na cidade de Pereiro- CE, com o objetivo de refletir sobre as concepções e as práticas pedagógicas adotadas frente a escolarização de crianças com necessidades educacionais específicas na referida escola. Para tanto, foi realizado pesquisa de campo de abordagem qualitativa por meio da aplicação de questionários com as professoras da educação especial e a coordenadora pedagógica da escola. Como meio de aprofundamento teórico foram utilizados vários autores e documentos oficiais, como: Ferreira (2006), Figueiredo (2009), Rodrigues (2006), Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009) e Carleto (2003), Pietro (2006). Constatou-se que dentre as medidas inclusivas está o Atendimento Educacional Especializado conforme previsto na legislação e nas políticas educacionais brasileiras que garantem serviços educacionais e recursos específicos com vistas a complementar ou suplementar a formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. O atendimento deve ser realizado por educadores com formação específica na área de educação especial a fim de garantir um ensino de qualidade aos discentes. A escola campo de pesquisa revelou que as docentes e coordenadora têm formação adequada que as qualificam para o trabalho com o público do AEE, contudo, não as suprem à medida que negligenciam o direito ao atendimento educacional especializado e reconhece a falta de colaboração e apoio das demais instâncias da própria escola, em termos didáticos e físicos que facilitem e garantam a educação integral dessas crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.