Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR JOGOS E BRINCADEIRA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: BRINCADEIRAS, JOGOS, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho emergiu das discussões e reflexões realizadas nas disciplinas de Metodologia do lazer e Recreação Escolar, assim como Educação Motora e Estágio Supervisionado II, do curso de formação de professores de Educação Física do Campus Avançado Professora Maria Eliza de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizado na cidade de Pau dos Ferros-RN. Por meio da interdisciplinaridade das disciplinas acima citadas, buscamos refletir sobre a importância da ludicidade, brincadeiras e dos jogos, para a formação integral da criança. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com análise qualitativa, cujo objetivo é discutir a importância do jogo, da ludicidade e das brincadeiras no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, para o desenvolvimento da criança. Para a realização da mesma, pesquisamos artigos nos bancos de dados da Capes, Scielo e no Google acadêmico, também foram utilizados autores como Piaget, Winnicott e Vygotsk dentre outros. Muitas pessoas sentem dificuldades em compreender o universo lúdico e a importância do jogo e do brincar para o desenvolvimento da criança. Trabalhar os jogos e as brincadeiras na educação infantil, é de grande importância pois, os mesmos assumem um papel essencial, possibilitando que a crianças desenvolvam-se, nos aspectos, cognitivos, social e motor, desenvolvendo também valores como cooperação e o respeito, contribuindo para a sua formação cidadã. Assim, acreditamos que atividades no qual são fundamentais para o desenvolvimento da criança, não devem ficar fora da proposta de trabalho escolar na educação infantil em hipótese alguma, visto que a escola é um meio social no qual favorece o desenvolvimento da criança.

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