Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

AS PRÁTICAS DE ENSINO COM LUDICIDADE SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: JOGOS E BRINCADEIRAS, ENSINO, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) ET2 - Currículo e ensino: políticas e práticas
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes na vida da humanidade de forma espontânea. Considerando a sua grande importância na formação humana, faz-se necessário a realização deles desde a infância. Nessa direção, encontramos aporte teórico metodológico para a efetivação deste, em autores como: Antunes (2002), Kishimoto (2011), Vygotsky (2008), Piaget (1978), Weiss (1993), entre outros. É válido salientar que os jogos e as brincadeiras para a realização do trabalho dos professores, devem conter metas a serem alcançadas, objetivos traçados, alvos no ensino pretendido, evitando virar apenas passatempo, como alguns querem tratar as questões inerentes aos jogos e às brincadeiras no ensino. Objetivamos neste destacar que o brincar, o fazer de conta perpassa toda a infância e contribui com a formação das crianças além de analisarmos como na prática os professores poderão se beneficiar desse importante material de ensino para que a aprendizagem de fato aconteça de forma lúdica e prazerosa. Assim, trataremos neste da discussão, reflexão na prática da utilização de materiais de ensino com jogos e brincadeiras, partindo da ludicidade como pressuposto de ensino-aprendizagem. Para isso, buscamos entrevistas com duas professoras, as quais averiguamos suas práticas embasadas ou não neste trabalho. Não colocamos as discussões como detentoras da verdade, mas como aporte para futuros pesquisadores que buscam a pesquisa e ao mesmo tempo a atuação docente em seu cotidiano de sala de aula.

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