Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALUNA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID PEDAGOGIA (URCA)

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DO Comunicação Oral (CO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25485
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 761
    "inscrito_id" => 4356
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALUNA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID PEDAGOGIA (URCA)"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar intervenções matemáticas desenvolvidas pelas bolsistas do PIBID Pedagogia nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Crato – CE. As intervenções foram desenvolvidas a partir das dificuldades dos alunos, que foram percebidas através de um diagnóstico realizado com as professoras de matemática e alguns alunos. A metodologia está pautada em uma abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e de campo, através do método da pesquisa ação segundo David (2005), fundamentação teórica pautada em Kamii (2012), dentre outros. Como resultado, possibilitamos o contato direto dos alunos com problemas matemáticos através de jogos pedagógicos. Levamos para sala materiais concretos e que faziam parte do cotidiano dos alunos e assim, pudemos perceber que o envolvimento e aprendizado deles foram bem mais significativos. Podemos concluir então, que conseguimos finalizar com êxito as intervenções e alcançar boa parte dos objetivos almejados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID4356_26092016195214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA NAYARA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "pereiranaysilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25485
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 761
    "inscrito_id" => 4356
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALUNA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID PEDAGOGIA (URCA)"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar intervenções matemáticas desenvolvidas pelas bolsistas do PIBID Pedagogia nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Crato – CE. As intervenções foram desenvolvidas a partir das dificuldades dos alunos, que foram percebidas através de um diagnóstico realizado com as professoras de matemática e alguns alunos. A metodologia está pautada em uma abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e de campo, através do método da pesquisa ação segundo David (2005), fundamentação teórica pautada em Kamii (2012), dentre outros. Como resultado, possibilitamos o contato direto dos alunos com problemas matemáticos através de jogos pedagógicos. Levamos para sala materiais concretos e que faziam parte do cotidiano dos alunos e assim, pudemos perceber que o envolvimento e aprendizado deles foram bem mais significativos. Podemos concluir então, que conseguimos finalizar com êxito as intervenções e alcançar boa parte dos objetivos almejados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID4356_26092016195214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA NAYARA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "pereiranaysilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar intervenções matemáticas desenvolvidas pelas bolsistas do PIBID Pedagogia nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Crato – CE. As intervenções foram desenvolvidas a partir das dificuldades dos alunos, que foram percebidas através de um diagnóstico realizado com as professoras de matemática e alguns alunos. A metodologia está pautada em uma abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e de campo, através do método da pesquisa ação segundo David (2005), fundamentação teórica pautada em Kamii (2012), dentre outros. Como resultado, possibilitamos o contato direto dos alunos com problemas matemáticos através de jogos pedagógicos. Levamos para sala materiais concretos e que faziam parte do cotidiano dos alunos e assim, pudemos perceber que o envolvimento e aprendizado deles foram bem mais significativos. Podemos concluir então, que conseguimos finalizar com êxito as intervenções e alcançar boa parte dos objetivos almejados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.