Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS DESAFIOS DE ENSINAR PARA ALUNOS CEGOS: CONCEPÇÃO DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA DO IFPB

Palavra-chaves: INCLUSÃO, PROFESSOR, ALUNO CEGO Pôster (PO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23180
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 479
    "inscrito_id" => 607
    "titulo" => "OS DESAFIOS DE ENSINAR PARA ALUNOS CEGOS: CONCEPÇÃO DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA DO IFPB"
    "resumo" => "Compreendemos que o processo de inclusão escolar dos alunos com algum tipo de deficiência ainda vem sendo um grande desafio para os educadores. Nas escolas é muito comum nos depararmos com profissionais despreparados para lidar com alunos cegos. Este trabalho é baseado em um estudo de caso do tipo descritivo e de abordagem qualitativa. Segundo Bogdan e Biklen (1994) a pesquisa qualitativa possui um caráter exploratório, e tem o pesquisador como instrumento fundamental para coleta de dados o que requer do pesquisador um contato direto e interativo com pessoas e lugares envolvidos em seu objeto de estudo. A Pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, o cenário da presente pesquisa foi o Instituto Federal da Paraíba - IFPB, situada no município de Campina Grande – PB, visto ser a única instituição de nível técnico e superior pública da cidade de Campina Grande - PB há possuir aluno cego na disciplina de química. Contudo, O que encontramos são professores desmotivados a buscar essa melhoria e essa desmotivação trás consequências em todo caminho a ser percorrido em busca de uma educação verdadeiramente inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PROFESSOR, ALUNO CEGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID607_24092016203214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA FABIANA PEREIRA DE ATAÍDE"
    "autor_nome_curto" => "KATIA ATAÍDE"
    "autor_email" => "katiaataide@evl.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23180
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 479
    "inscrito_id" => 607
    "titulo" => "OS DESAFIOS DE ENSINAR PARA ALUNOS CEGOS: CONCEPÇÃO DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA DO IFPB"
    "resumo" => "Compreendemos que o processo de inclusão escolar dos alunos com algum tipo de deficiência ainda vem sendo um grande desafio para os educadores. Nas escolas é muito comum nos depararmos com profissionais despreparados para lidar com alunos cegos. Este trabalho é baseado em um estudo de caso do tipo descritivo e de abordagem qualitativa. Segundo Bogdan e Biklen (1994) a pesquisa qualitativa possui um caráter exploratório, e tem o pesquisador como instrumento fundamental para coleta de dados o que requer do pesquisador um contato direto e interativo com pessoas e lugares envolvidos em seu objeto de estudo. A Pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, o cenário da presente pesquisa foi o Instituto Federal da Paraíba - IFPB, situada no município de Campina Grande – PB, visto ser a única instituição de nível técnico e superior pública da cidade de Campina Grande - PB há possuir aluno cego na disciplina de química. Contudo, O que encontramos são professores desmotivados a buscar essa melhoria e essa desmotivação trás consequências em todo caminho a ser percorrido em busca de uma educação verdadeiramente inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PROFESSOR, ALUNO CEGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID607_24092016203214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA FABIANA PEREIRA DE ATAÍDE"
    "autor_nome_curto" => "KATIA ATAÍDE"
    "autor_email" => "katiaataide@evl.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Compreendemos que o processo de inclusão escolar dos alunos com algum tipo de deficiência ainda vem sendo um grande desafio para os educadores. Nas escolas é muito comum nos depararmos com profissionais despreparados para lidar com alunos cegos. Este trabalho é baseado em um estudo de caso do tipo descritivo e de abordagem qualitativa. Segundo Bogdan e Biklen (1994) a pesquisa qualitativa possui um caráter exploratório, e tem o pesquisador como instrumento fundamental para coleta de dados o que requer do pesquisador um contato direto e interativo com pessoas e lugares envolvidos em seu objeto de estudo. A Pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, o cenário da presente pesquisa foi o Instituto Federal da Paraíba - IFPB, situada no município de Campina Grande – PB, visto ser a única instituição de nível técnico e superior pública da cidade de Campina Grande - PB há possuir aluno cego na disciplina de química. Contudo, O que encontramos são professores desmotivados a buscar essa melhoria e essa desmotivação trás consequências em todo caminho a ser percorrido em busca de uma educação verdadeiramente inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.