Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA NA ESCOLA

Palavra-chaves: ENSINO, LEITURA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Não basta ler; é essencial que, além da decodificação do código da escrita, a leitura tenha significado para o leitor, o que envolve outros processos, como compreensão e interpretação do que está sendo lido, atribuindo-lhe sentido. Um leitor competente deve reconhecer as palavras e seus significados, ser capaz de identificar e corrigir erros gramaticais ou ortográficos, estar habilitado para sintetizar o conteúdo do que lê discutindo com competência e identificando as ideias principais, estabelecer conexões com ideias de outras fontes e, assim, chegar às conclusões. O ato de ler não representa assim uma simples “recuperação passiva” de informações. Como qualquer ato de linguagem, constitui-se em um processo em que estão em jogo as intenções do autor e as expectativas do leitor. Diante da revisão bibliográfica e observações in locos em escolas de ensino fundamental menor de dois municípios no Rio Grande do Norte, não resta dúvida de que na realidade observada a leitura mesmo se tratando de uma proposta de ensino que visa ao desenvolvimento da competência comunicativa que é ler, aprender e compreender as informações do texto. As escolas ainda não contemplam todo o processo de leitura, os alunos ainda permanecem com déficits perceptíveis no rendimento escolar devido a falta de domínio da leitura, tendo em vista que é necessário compreenderem conceitos e interpretarem viabilizando assim o processo de aprendizagem.

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