Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO SUJEITO IDOSO EM “A VIDA COMO ELA É”

Palavra-chaves: ANÁLISE DO DISCURSO, IDENTIDADE, IDOSO Comunicação Oral (CO) GT-11 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23317
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 217
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO SUJEITO IDOSO EM “A VIDA COMO ELA É”"
    "resumo" => "A velhice foi vista tradicionalmente como um momento de espera, de passividade, no qual não mais se produzia, e os idosos eram meros telespectadores do curso da vida. Entretanto, no século XXI emergiu uma nova concepção para a velhice, que passou a ser considerada “a melhor idade”, julgando os idosos capazes de realizar atividades que antes eram voltadas apenas para os jovens. Na contemporaneidade, os idosos têm uma vida ativa, saudável, física e mentalmente, e são capazes de produzir conhecimentos necessários para o progresso da humanidade. Esta é a “verdade da época”, segundo Michel Foucault, aqueles que eram desmerecidos em tempos passados, hoje são valorizados. Diante deste novo olhar sobre a velhice, objetivamos analisar de que forma a identidade do sujeito idoso se transforma. Fundamentados na perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa, e usando por base as crônicas “Gagá”, “Vinte e cinco anos de casados” e “O netinho, de Nelson Rodrigues, publicadas na obra “A vida como ela é”, procuramos discutir as faces da velhice no mundo moderno e desmistificá-la diante dos estereótipos que ainda permanecem vivos na sociedade. Os processos que envolvem os sujeitos no seu contexto sócio-histórico são fatores de reflexão tanto no ambiente escolar quanto nos demais espaços sociais, tais discussões possibilitam o surgimento/compreensão de novos conceitos e a extinção de antigos preconceitos, que promovem segregações entre os grupos por meio da faixa etária de seus integrantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DO DISCURSO, IDENTIDADE, IDOSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA11_ID217_31082016102337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA TIBURCIO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA "
    "autor_email" => "robertatiburcio02@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23317
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 217
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO SUJEITO IDOSO EM “A VIDA COMO ELA É”"
    "resumo" => "A velhice foi vista tradicionalmente como um momento de espera, de passividade, no qual não mais se produzia, e os idosos eram meros telespectadores do curso da vida. Entretanto, no século XXI emergiu uma nova concepção para a velhice, que passou a ser considerada “a melhor idade”, julgando os idosos capazes de realizar atividades que antes eram voltadas apenas para os jovens. Na contemporaneidade, os idosos têm uma vida ativa, saudável, física e mentalmente, e são capazes de produzir conhecimentos necessários para o progresso da humanidade. Esta é a “verdade da época”, segundo Michel Foucault, aqueles que eram desmerecidos em tempos passados, hoje são valorizados. Diante deste novo olhar sobre a velhice, objetivamos analisar de que forma a identidade do sujeito idoso se transforma. Fundamentados na perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa, e usando por base as crônicas “Gagá”, “Vinte e cinco anos de casados” e “O netinho, de Nelson Rodrigues, publicadas na obra “A vida como ela é”, procuramos discutir as faces da velhice no mundo moderno e desmistificá-la diante dos estereótipos que ainda permanecem vivos na sociedade. Os processos que envolvem os sujeitos no seu contexto sócio-histórico são fatores de reflexão tanto no ambiente escolar quanto nos demais espaços sociais, tais discussões possibilitam o surgimento/compreensão de novos conceitos e a extinção de antigos preconceitos, que promovem segregações entre os grupos por meio da faixa etária de seus integrantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DO DISCURSO, IDENTIDADE, IDOSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA11_ID217_31082016102337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA TIBURCIO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA "
    "autor_email" => "robertatiburcio02@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A velhice foi vista tradicionalmente como um momento de espera, de passividade, no qual não mais se produzia, e os idosos eram meros telespectadores do curso da vida. Entretanto, no século XXI emergiu uma nova concepção para a velhice, que passou a ser considerada “a melhor idade”, julgando os idosos capazes de realizar atividades que antes eram voltadas apenas para os jovens. Na contemporaneidade, os idosos têm uma vida ativa, saudável, física e mentalmente, e são capazes de produzir conhecimentos necessários para o progresso da humanidade. Esta é a “verdade da época”, segundo Michel Foucault, aqueles que eram desmerecidos em tempos passados, hoje são valorizados. Diante deste novo olhar sobre a velhice, objetivamos analisar de que forma a identidade do sujeito idoso se transforma. Fundamentados na perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa, e usando por base as crônicas “Gagá”, “Vinte e cinco anos de casados” e “O netinho, de Nelson Rodrigues, publicadas na obra “A vida como ela é”, procuramos discutir as faces da velhice no mundo moderno e desmistificá-la diante dos estereótipos que ainda permanecem vivos na sociedade. Os processos que envolvem os sujeitos no seu contexto sócio-histórico são fatores de reflexão tanto no ambiente escolar quanto nos demais espaços sociais, tais discussões possibilitam o surgimento/compreensão de novos conceitos e a extinção de antigos preconceitos, que promovem segregações entre os grupos por meio da faixa etária de seus integrantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.