Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCANDOS IDOSOS(AS) EM AULAS DE MATEMÁTICA NA EJA: EXPECTATIVAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: DESAFIOS, EJA, IDOSOS(AS), MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22901
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 863
    "inscrito_id" => 1870
    "titulo" => "EDUCANDOS IDOSOS(AS) EM AULAS DE MATEMÁTICA NA EJA: EXPECTATIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "A presença de pessoas idosas em espaços de aulas projetados para jovens e adultos torna-se cada vez mais crescente, pois ao decidirem retomar a sua formação escolar encontram esta oportunidade nas séries da EJA, cuja realidade gera expectativas e desafios entre educandos e educadores, respectivamente. Esta discussão analisa expectativa de educandos idosos(as) na EJA quanto a aprendizagem do conteúdo matemático, averiguando em seus depoimentos relações de proximidade e distanciamento entre o que desejam aprender e o que lhes é transmitido em sala de aula. Tal discussão refere-se a um recorte de pesquisa ora desenvolvida no mestrado em Educação Matemática, configurando-se num estudo de caso ao se analisar depoimentos de uma educanda idosa na EJA, coletados por meio de entrevista semidirigida em sala de aula. Nos depoimentos verificam-se expectativas de volta às aulas (mudanças de vida, superação de preconceitos, matemática aplicada à vida cotidiana) e desafios de adaptação e aprendizagem (conteúdo difícil -“inglês” -, descontextualizado - “matemática diferente do seu tempo”-, heterogeneidade - “turma misturada”). Percebe-se que as expectativas e desafios entre educando-educador alargam discussões teórico-metodológicas direcionadas à formação docente inicial e continuada na EJA, expandida com a presença de educandos idosos(as)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "DESAFIOS, EJA, IDOSOS(AS), MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID1870_22102016153449.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22901
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 863
    "inscrito_id" => 1870
    "titulo" => "EDUCANDOS IDOSOS(AS) EM AULAS DE MATEMÁTICA NA EJA: EXPECTATIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "A presença de pessoas idosas em espaços de aulas projetados para jovens e adultos torna-se cada vez mais crescente, pois ao decidirem retomar a sua formação escolar encontram esta oportunidade nas séries da EJA, cuja realidade gera expectativas e desafios entre educandos e educadores, respectivamente. Esta discussão analisa expectativa de educandos idosos(as) na EJA quanto a aprendizagem do conteúdo matemático, averiguando em seus depoimentos relações de proximidade e distanciamento entre o que desejam aprender e o que lhes é transmitido em sala de aula. Tal discussão refere-se a um recorte de pesquisa ora desenvolvida no mestrado em Educação Matemática, configurando-se num estudo de caso ao se analisar depoimentos de uma educanda idosa na EJA, coletados por meio de entrevista semidirigida em sala de aula. Nos depoimentos verificam-se expectativas de volta às aulas (mudanças de vida, superação de preconceitos, matemática aplicada à vida cotidiana) e desafios de adaptação e aprendizagem (conteúdo difícil -“inglês” -, descontextualizado - “matemática diferente do seu tempo”-, heterogeneidade - “turma misturada”). Percebe-se que as expectativas e desafios entre educando-educador alargam discussões teórico-metodológicas direcionadas à formação docente inicial e continuada na EJA, expandida com a presença de educandos idosos(as)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "DESAFIOS, EJA, IDOSOS(AS), MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID1870_22102016153449.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A presença de pessoas idosas em espaços de aulas projetados para jovens e adultos torna-se cada vez mais crescente, pois ao decidirem retomar a sua formação escolar encontram esta oportunidade nas séries da EJA, cuja realidade gera expectativas e desafios entre educandos e educadores, respectivamente. Esta discussão analisa expectativa de educandos idosos(as) na EJA quanto a aprendizagem do conteúdo matemático, averiguando em seus depoimentos relações de proximidade e distanciamento entre o que desejam aprender e o que lhes é transmitido em sala de aula. Tal discussão refere-se a um recorte de pesquisa ora desenvolvida no mestrado em Educação Matemática, configurando-se num estudo de caso ao se analisar depoimentos de uma educanda idosa na EJA, coletados por meio de entrevista semidirigida em sala de aula. Nos depoimentos verificam-se expectativas de volta às aulas (mudanças de vida, superação de preconceitos, matemática aplicada à vida cotidiana) e desafios de adaptação e aprendizagem (conteúdo difícil -“inglês” -, descontextualizado - “matemática diferente do seu tempo”-, heterogeneidade - “turma misturada”). Percebe-se que as expectativas e desafios entre educando-educador alargam discussões teórico-metodológicas direcionadas à formação docente inicial e continuada na EJA, expandida com a presença de educandos idosos(as).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.