Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DAS IMPRECISÕES CONCEITUAIS À PRÁXIS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22665
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 400
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS:  DAS IMPRECISÕES CONCEITUAIS À PRÁXIS"
    "resumo" => "O presente artigo faz uma reflexão acerca das relações entre alfabetização e práticas pedagógicas. Na abordagem da temática alfabetização, discute os equívocos ocorridos até na própria literatura existente sobre o que se entende por alfabetização e letramento. Suscita a necessidade de defesa das especificidades da alfabetização além de categorizá-la, bem como procura desmistificar os conflitos sobre o letramento. Esclarece uma premissa muito propagada, com fundamentação pouco clara - a possibilidade de existência do letramento com ausência de alfabetização. Aponta para a reflexão de práticas pedagógicas no processo de alfabetização, inserindo o professor alfabetizador nesse contexto, pensando em como os docentes as processam e as inserem em sua práxis. Conclui considerando a intuição como guia prático do professorado, defendendo que é com ela que os docentes definem teoria, método e técnica, enfim, seu fazer pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID368_06092016095154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL REGINA ARAÚJO SOBRAL"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL SOBRAL"
    "autor_email" => "belsobralag@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22665
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 400
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS:  DAS IMPRECISÕES CONCEITUAIS À PRÁXIS"
    "resumo" => "O presente artigo faz uma reflexão acerca das relações entre alfabetização e práticas pedagógicas. Na abordagem da temática alfabetização, discute os equívocos ocorridos até na própria literatura existente sobre o que se entende por alfabetização e letramento. Suscita a necessidade de defesa das especificidades da alfabetização além de categorizá-la, bem como procura desmistificar os conflitos sobre o letramento. Esclarece uma premissa muito propagada, com fundamentação pouco clara - a possibilidade de existência do letramento com ausência de alfabetização. Aponta para a reflexão de práticas pedagógicas no processo de alfabetização, inserindo o professor alfabetizador nesse contexto, pensando em como os docentes as processam e as inserem em sua práxis. Conclui considerando a intuição como guia prático do professorado, defendendo que é com ela que os docentes definem teoria, método e técnica, enfim, seu fazer pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID368_06092016095154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL REGINA ARAÚJO SOBRAL"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL SOBRAL"
    "autor_email" => "belsobralag@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão acerca das relações entre alfabetização e práticas pedagógicas. Na abordagem da temática alfabetização, discute os equívocos ocorridos até na própria literatura existente sobre o que se entende por alfabetização e letramento. Suscita a necessidade de defesa das especificidades da alfabetização além de categorizá-la, bem como procura desmistificar os conflitos sobre o letramento. Esclarece uma premissa muito propagada, com fundamentação pouco clara - a possibilidade de existência do letramento com ausência de alfabetização. Aponta para a reflexão de práticas pedagógicas no processo de alfabetização, inserindo o professor alfabetizador nesse contexto, pensando em como os docentes as processam e as inserem em sua práxis. Conclui considerando a intuição como guia prático do professorado, defendendo que é com ela que os docentes definem teoria, método e técnica, enfim, seu fazer pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.