Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PERSPECTIVAS E MOTIVAÇÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUIMICA

Palavra-chaves: PROFESSOR-ALUNO, LICENCITURA, UEPB Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22477
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 837
    "inscrito_id" => 3460
    "titulo" => "PERSPECTIVAS E MOTIVAÇÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUIMICA"
    "resumo" => "Esta pesquisa relata à motivação e expectativa dos alunos iniciantes e concluintes do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual da Paraíba quanto à formação a acadêmica escolhida por cada. Sabe-se que inúmeros são os motivos que dificultam a arte de ensinar e muitos são os obstáculos encontrados nas práticas de ensino e aprendizagem. Onde, não basta apenas saber do conteúdo e práticas pedagógicas, a ação pedagógica, o saber passar é muito mais complexo. Diante destes fatos, esta pesquisa teve como objetivo avaliar os estudantes iniciantes e concluintes do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual da Paraíba quanto a sua motivação pela carreira docente. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, foram consultados 63 estudantes de graduação, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. Com o resultado, observou-se que, uma parte significativa dos alunos escolheu o curso por afinidade a matéria e/ou inspiração de professores durante o ensino médio. Sendo identificado também que a maior dificuldade apresentada por eles é a metodologia de ensino adotada por alguns professores, o que dificulta o entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula. Outro destaque para esta questão é a falta de equipamentos para aulas práticas, surgindo uma discrepância da teoria com a prática de ensino. Com isso, pode ser dito que os graduandos de licenciatura em Química destacaram que tem uma expectativa de se tornar professores a nível médio e/ou prosseguir com a carreira docente em nível superior, ou seja, fazer uma pós-graduação. E que, para os estudantes em fase de conclusão do curso, poucos tem a pretensão de fazer outra graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR-ALUNO, LICENCITURA, UEPB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID3460_21102016165931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELE DOS SANTOS BATISTA FLOR"
    "autor_nome_curto" => "FLOR"
    "autor_email" => "rafaelesbflor@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22477
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 837
    "inscrito_id" => 3460
    "titulo" => "PERSPECTIVAS E MOTIVAÇÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUIMICA"
    "resumo" => "Esta pesquisa relata à motivação e expectativa dos alunos iniciantes e concluintes do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual da Paraíba quanto à formação a acadêmica escolhida por cada. Sabe-se que inúmeros são os motivos que dificultam a arte de ensinar e muitos são os obstáculos encontrados nas práticas de ensino e aprendizagem. Onde, não basta apenas saber do conteúdo e práticas pedagógicas, a ação pedagógica, o saber passar é muito mais complexo. Diante destes fatos, esta pesquisa teve como objetivo avaliar os estudantes iniciantes e concluintes do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual da Paraíba quanto a sua motivação pela carreira docente. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, foram consultados 63 estudantes de graduação, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. Com o resultado, observou-se que, uma parte significativa dos alunos escolheu o curso por afinidade a matéria e/ou inspiração de professores durante o ensino médio. Sendo identificado também que a maior dificuldade apresentada por eles é a metodologia de ensino adotada por alguns professores, o que dificulta o entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula. Outro destaque para esta questão é a falta de equipamentos para aulas práticas, surgindo uma discrepância da teoria com a prática de ensino. Com isso, pode ser dito que os graduandos de licenciatura em Química destacaram que tem uma expectativa de se tornar professores a nível médio e/ou prosseguir com a carreira docente em nível superior, ou seja, fazer uma pós-graduação. E que, para os estudantes em fase de conclusão do curso, poucos tem a pretensão de fazer outra graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR-ALUNO, LICENCITURA, UEPB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID3460_21102016165931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELE DOS SANTOS BATISTA FLOR"
    "autor_nome_curto" => "FLOR"
    "autor_email" => "rafaelesbflor@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Esta pesquisa relata à motivação e expectativa dos alunos iniciantes e concluintes do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual da Paraíba quanto à formação a acadêmica escolhida por cada. Sabe-se que inúmeros são os motivos que dificultam a arte de ensinar e muitos são os obstáculos encontrados nas práticas de ensino e aprendizagem. Onde, não basta apenas saber do conteúdo e práticas pedagógicas, a ação pedagógica, o saber passar é muito mais complexo. Diante destes fatos, esta pesquisa teve como objetivo avaliar os estudantes iniciantes e concluintes do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual da Paraíba quanto a sua motivação pela carreira docente. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, foram consultados 63 estudantes de graduação, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. Com o resultado, observou-se que, uma parte significativa dos alunos escolheu o curso por afinidade a matéria e/ou inspiração de professores durante o ensino médio. Sendo identificado também que a maior dificuldade apresentada por eles é a metodologia de ensino adotada por alguns professores, o que dificulta o entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula. Outro destaque para esta questão é a falta de equipamentos para aulas práticas, surgindo uma discrepância da teoria com a prática de ensino. Com isso, pode ser dito que os graduandos de licenciatura em Química destacaram que tem uma expectativa de se tornar professores a nível médio e/ou prosseguir com a carreira docente em nível superior, ou seja, fazer uma pós-graduação. E que, para os estudantes em fase de conclusão do curso, poucos tem a pretensão de fazer outra graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.