Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: FAZERES E SABERES DOCENTES NO IF SERTÃO-PE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE NA EPT, SABERES DOCENTES, PRÁTICAS DOCENTES Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22259
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1146
    "inscrito_id" => 8305
    "titulo" => "SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: FAZERES E SABERES DOCENTES NO IF SERTÃO-PE"
    "resumo" => "O presente texto é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB), intitulada Ser professor na Educação Profissional e Tecnológica: fazeres e saberes docentes no IF SERTÃO-PE, a qual investigou o processo formativo e didático-pedagógico dos professores não licenciados do Instituto Federal do Sertão Pernambuco. Como mote para a investigação, partimos das seguintes questões: Quais os saberes necessários à prática pedagógica dos docentes na Educação Profissional e Tecnológica? Que demandas formativas abarcam as especificidades do exercício da docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, numa perspectiva pedagógica contemporânea? O desenvolvimento da pesquisa deu-se numa abordagem metodológica qualitativa, inspirada na pesquisa-ação, e enquanto caminho investigativo foram delineados como dispositivos metodológicos, quatro Ateliês de Pesquisa – espaços da formação-reflexão-investigação e  construção do conhecimento, tendo uma organicidade própria e objetivos definidos. Além destes, elegemos outras fontes de informações, como questionário on-line, entrevistas narrativas e análise documental, os quais culminaram numa triangulação. Ficou evidenciado que, embora exista legislação que preconiza a obrigatoriedade da formação docente na EPT, na prática, há o descumprimento legal e uma grande demanda formativa. Percebeu-se a necessidade de institucionalizar uma cultura pedagógica, com uma rotina dinamizada de acompanhamento, monitoramento e orientação do trabalho docente e com ações formativas e foi revelado, também, uma carência de tempos/espaços para reflexão entre os docentes e foi identificado nos diversos relatos de forma implícita uma disputa de poder, tempo e status ocasionando uma relação instável entre equipe pedagógica e docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE NA EPT, SABERES DOCENTES, PRÁTICAS DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8305_13082016183546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILENE SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSILENE OLIVEI"
    "autor_email" => "rosylene124@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22259
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1146
    "inscrito_id" => 8305
    "titulo" => "SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: FAZERES E SABERES DOCENTES NO IF SERTÃO-PE"
    "resumo" => "O presente texto é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB), intitulada Ser professor na Educação Profissional e Tecnológica: fazeres e saberes docentes no IF SERTÃO-PE, a qual investigou o processo formativo e didático-pedagógico dos professores não licenciados do Instituto Federal do Sertão Pernambuco. Como mote para a investigação, partimos das seguintes questões: Quais os saberes necessários à prática pedagógica dos docentes na Educação Profissional e Tecnológica? Que demandas formativas abarcam as especificidades do exercício da docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, numa perspectiva pedagógica contemporânea? O desenvolvimento da pesquisa deu-se numa abordagem metodológica qualitativa, inspirada na pesquisa-ação, e enquanto caminho investigativo foram delineados como dispositivos metodológicos, quatro Ateliês de Pesquisa – espaços da formação-reflexão-investigação e  construção do conhecimento, tendo uma organicidade própria e objetivos definidos. Além destes, elegemos outras fontes de informações, como questionário on-line, entrevistas narrativas e análise documental, os quais culminaram numa triangulação. Ficou evidenciado que, embora exista legislação que preconiza a obrigatoriedade da formação docente na EPT, na prática, há o descumprimento legal e uma grande demanda formativa. Percebeu-se a necessidade de institucionalizar uma cultura pedagógica, com uma rotina dinamizada de acompanhamento, monitoramento e orientação do trabalho docente e com ações formativas e foi revelado, também, uma carência de tempos/espaços para reflexão entre os docentes e foi identificado nos diversos relatos de forma implícita uma disputa de poder, tempo e status ocasionando uma relação instável entre equipe pedagógica e docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE NA EPT, SABERES DOCENTES, PRÁTICAS DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8305_13082016183546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILENE SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSILENE OLIVEI"
    "autor_email" => "rosylene124@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente texto é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB), intitulada Ser professor na Educação Profissional e Tecnológica: fazeres e saberes docentes no IF SERTÃO-PE, a qual investigou o processo formativo e didático-pedagógico dos professores não licenciados do Instituto Federal do Sertão Pernambuco. Como mote para a investigação, partimos das seguintes questões: Quais os saberes necessários à prática pedagógica dos docentes na Educação Profissional e Tecnológica? Que demandas formativas abarcam as especificidades do exercício da docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, numa perspectiva pedagógica contemporânea? O desenvolvimento da pesquisa deu-se numa abordagem metodológica qualitativa, inspirada na pesquisa-ação, e enquanto caminho investigativo foram delineados como dispositivos metodológicos, quatro Ateliês de Pesquisa – espaços da formação-reflexão-investigação e construção do conhecimento, tendo uma organicidade própria e objetivos definidos. Além destes, elegemos outras fontes de informações, como questionário on-line, entrevistas narrativas e análise documental, os quais culminaram numa triangulação. Ficou evidenciado que, embora exista legislação que preconiza a obrigatoriedade da formação docente na EPT, na prática, há o descumprimento legal e uma grande demanda formativa. Percebeu-se a necessidade de institucionalizar uma cultura pedagógica, com uma rotina dinamizada de acompanhamento, monitoramento e orientação do trabalho docente e com ações formativas e foi revelado, também, uma carência de tempos/espaços para reflexão entre os docentes e foi identificado nos diversos relatos de forma implícita uma disputa de poder, tempo e status ocasionando uma relação instável entre equipe pedagógica e docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.