O presente texto é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB), intitulada Ser professor na Educação Profissional e Tecnológica: fazeres e saberes docentes no IF SERTÃO-PE, a qual investigou o processo formativo e didático-pedagógico dos professores não licenciados do Instituto Federal do Sertão Pernambuco. Como mote para a investigação, partimos das seguintes questões: Quais os saberes necessários à prática pedagógica dos docentes na Educação Profissional e Tecnológica? Que demandas formativas abarcam as especificidades do exercício da docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, numa perspectiva pedagógica contemporânea? O desenvolvimento da pesquisa deu-se numa abordagem metodológica qualitativa, inspirada na pesquisa-ação, e enquanto caminho investigativo foram delineados como dispositivos metodológicos, quatro Ateliês de Pesquisa – espaços da formação-reflexão-investigação e construção do conhecimento, tendo uma organicidade própria e objetivos definidos. Além destes, elegemos outras fontes de informações, como questionário on-line, entrevistas narrativas e análise documental, os quais culminaram numa triangulação. Ficou evidenciado que, embora exista legislação que preconiza a obrigatoriedade da formação docente na EPT, na prática, há o descumprimento legal e uma grande demanda formativa. Percebeu-se a necessidade de institucionalizar uma cultura pedagógica, com uma rotina dinamizada de acompanhamento, monitoramento e orientação do trabalho docente e com ações formativas e foi revelado, também, uma carência de tempos/espaços para reflexão entre os docentes e foi identificado nos diversos relatos de forma implícita uma disputa de poder, tempo e status ocasionando uma relação instável entre equipe pedagógica e docentes.