Desde os primórdios da civilização as mulheres já praticavam atividades físicas, no entanto, havendo atividades específicas para as mesmas. Na atualidade o futsal é um dos conteúdos da Educação Física e um dos esportes mais praticados no ambiente escolar, contudo notamos dicotomias para com a presença do sexo feminino nesta modalidade esportiva. O presente trabalho questiona como ocorre o desenvolvimento do futsal nas aulas de Educação Física, tendo como objetivo geral, analisar como o futsal feminino é desenvolvido em escolas da rede pública e privada de ensino médio do Crato-CE. A referida pesquisa caracteriza-se como descritiva e comparativa, a partir da obtenção de dados qualitativos com cunho transversal, sendo a população constituída por escolas da rede pública e privadas de Ensino Médio da cidade de Crato-CE, contabilizando uma amostragem de cem estudantes e quatro professores. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários construídos pelos pesquisadores, compostos por questões abertas. Como resultado foi identificado que a maioria das meninas não participam das aulas práticas de Educação Física, principalmente as da escola pública. Na visão dos profissionais a “não participação das meninas”, nas aulas com o conteúdo futsal se produz pela falta de interesse delas, por intervenções familiares, assédio moral de alunas para com alunas, entre outros fatores. A visão dos alunos do sexo oposto tem se modificado ao longo dos tempos, pois apenas uma pequena parcela, demonstrou algum tipo de preconceito com a prática do futsal feminino, ou que as colegas sejam “frágeis” para executar essa modalidade, fato este que nos mostra um avanço para o futsal feminino escolar, pois é na escola onde há uma maior possibilidade de transformações pessoais, intelectuais e sociais.