O presente trabalho tem como objetivos apresentar resultados alcançados a partir da utilização de estratégias metodológicas relacionadas aos conteúdos cartográficos e físico-naturais no ensino de Geografia, durante as intervenções realizadas através do PIBID, subprojeto de Geografia da UEPB, na turma do 1°ano A, da Escola Estadual São Sebastião, localizada no bairro do Alto Branco, cidade de Campina Grande-PB. A necessidade de utilização de estratégias para o ensino de Geografia surge a partir das considerações acerca dos aspectos enciclopedistas e memorizatórios que permeiam alguns conteúdos, sobretudo os de predominância físico-naturais presentes no currículo da disciplina de Geografia. Atuando no sentido de desenvolver atividades baseadas na desmistificação dos aspectos meramente tradicionalistas presentes no neste ensino, as intervenções foram realizadas sempre estimulando a significação da aprendizagem geográfica, assim como promovendo a articulação entre os conteúdos e a realidade vivenciada pelos alunos no espaço geográfico. Desse modo, as atividades proporcionaram além da participação coletiva, o diálogo entre bolsista, alunos e professor supervisor do PIBID. Com esses avanços na relação entre os agentes que fazem o ensino e aprendizagem, e sua articulação aos demais aspectos pedagógicos relacionais ao ensino de Geografia, intenciona-se que as experiências compartilhadas no âmbito deste trabalho sejam válidas no tocante às contribuições para o ensino de Geografia, à análise do espaço geográfico, por meio dos elementos cartográficos e dos demais conteúdos presentes no ensino.