O presente artigo advém de uma pesquisa desenvolvida a partir da ação de extensão “Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas”, da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo evidenciar saberes oriundos da experiência por intermédio de narrativas acerca da docência de professores/as de comunidades situadas no campo e no mar. Como metodologia da investigação, pontuamos o método qualitativo concatenado às narrativas de professores/as sobre a docência. Como técnica de coleta de dados fizemos inferência às entrevistas semiestruturadas e às rodas de conversas com três professores/as das Comunidades de Redonda, localizada na cidade de Icapuí – CE; Canoa Quebrada, situada no município de Aracati - CE e a área de Assentamento Nova Vida, circunscrita no município de Upanema – RN. Consideremos que os saberes da experiência dos/as professores/as, participantes do estudo, têm como principal alicerce as relações que se tecem ao longo da vida. O campo e o mar são referências nas afirmações desses saberes que encontram nesses espaços as especificidades necessárias para a materialização de ações que escrevem a identidade coletiva e individual dos/as docentes.