O uso da célula comestível nas aulas de ciências e de biologia como ferramenta de ensino lúdico vem possibilitando maior interação entre professor-aluno na medida em que se evidencia como uma estratégia didático/pedagógica que proporcione uma melhor interação entre o aluno e o conhecimento, na perspectiva de efetivação da aprendizagem. O ensino pautado pela mera exposição oral não se adéqua as necessidades dos estudantes, sendo necessária o desenvolvimento de ações que despertem o interesse e a curiosidade dos educandos. Nesse pressuposto, tal ação buscou trabalhar o estudo das células. Para a realização e criação da célula comestível foi feito um estudo com alunos do 1º ano do ensino médio em uma instituição pública de ensino localizada na cidade de Sobral/CE. No referente estudo, utilizou-se frutas e doces, além de outros materiais comestíveis na construção das células. A pesquisa evidenciou a dificuldade dos educandos em compreender o estudo celular, no qual o desenvolvimento do estudo com uso das células comestíveis provocou interesse e aguçou a curiosidade dos estudantes, evidenciando a necessidade de trabalhar-se o conhecimento com um sentido e uma finalidade na vida dos educandos.