No início da civilização humana a água era pensada como sendo muito abundante, quase impossível de ser esgotada, mas hoje se sabe que apenas 1% desse total é apropriado para o consumo humano, e a demanda por esse recurso tem se tornado motivo de conflitos e preocupação em várias partes do mundo devido ao crescimento populacional exacerbado e ao seu desperdício, principalmente em regiões de clima seco em que as precipitações são baixas e periódicas. Apresentando-se então um cenário em que a tomada de consciência sobre essa realidade está associada a entidades educacionais. A problemáticas dos recursos hídricos tem se mostrado como um dos mais discutidos dentro dos temas relacionados ao meio ambiente, chamando a atenção para a ação dos educadores no processo reflexivo. Essa pesquisa objetivou analisar o conhecimento e pratica docente sobre temas ambientais relacionados aos recursos hídricos. Foram entrevistados 18 professores de três escolas de ensino fundamental e médio público. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 7 perguntas sobre temas relacionados a conhecimento de bacias e consumo consciente da água. O conhecimento e consciência dos professores entrevistados variou de médio a pouco em relação aos temas associados aos recursos hídricos. Constatou –se que possuíam pouco conhecimento sobre as bacias do Nordeste, pois (33,3%, n = 6) deles discordou em grande parte de conhecer sobre as bacias, e (38,9%, n = 7) concordaram apenas em parte sobre conhecer os rios locais. Essa pesquisa reporta dados que sugerem a necessidade de uma formação mais adequada que assegure o conhecimento interdisciplinar e que vise a conscientização e reflexão sobre a problemática ambiental dos recursos hídricos.