Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM TIANGUÁ/CE.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO ESPECIAL Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20851
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 621
    "inscrito_id" => 1894
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM TIANGUÁ/CE."
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada nas escolas de nível fundamental do município de Tianguá-Ce, cujo objetivo geral foi verificar se professores da rede pública de ensino municipal possuem formação que lhes possibilitem desenvolver práticas educacionais inclusivas, assim como, identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos no trabalho com alunos com Necessidades Educacionais Especiais na sala de aula do ensino regular, e possíveis sugestões para solução de problemas. No campo metodológico adotou-se a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando-se do estudo de campo, valendo-se ainda da pesquisa bibliográfica e documental e, para a discussão e análise dos resultados, utilizou-se o método da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos permitiram verificar a falta de preparo dos profissionais originada por uma suposta falha no processo de formação docente, apontando as necessidades sentidas pelos docentes em aprender lidar com esses educandos dentro das exigências atuais da educação inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1894_05082016112355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA FERREIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA LIMA"
    "autor_email" => "alessandrabj2011@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO CEARÁ- IFCE- CAMPUS DE TIANGUÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20851
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 621
    "inscrito_id" => 1894
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM TIANGUÁ/CE."
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada nas escolas de nível fundamental do município de Tianguá-Ce, cujo objetivo geral foi verificar se professores da rede pública de ensino municipal possuem formação que lhes possibilitem desenvolver práticas educacionais inclusivas, assim como, identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos no trabalho com alunos com Necessidades Educacionais Especiais na sala de aula do ensino regular, e possíveis sugestões para solução de problemas. No campo metodológico adotou-se a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando-se do estudo de campo, valendo-se ainda da pesquisa bibliográfica e documental e, para a discussão e análise dos resultados, utilizou-se o método da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos permitiram verificar a falta de preparo dos profissionais originada por uma suposta falha no processo de formação docente, apontando as necessidades sentidas pelos docentes em aprender lidar com esses educandos dentro das exigências atuais da educação inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1894_05082016112355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA FERREIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA LIMA"
    "autor_email" => "alessandrabj2011@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO CEARÁ- IFCE- CAMPUS DE TIANGUÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada nas escolas de nível fundamental do município de Tianguá-Ce, cujo objetivo geral foi verificar se professores da rede pública de ensino municipal possuem formação que lhes possibilitem desenvolver práticas educacionais inclusivas, assim como, identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos no trabalho com alunos com Necessidades Educacionais Especiais na sala de aula do ensino regular, e possíveis sugestões para solução de problemas. No campo metodológico adotou-se a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando-se do estudo de campo, valendo-se ainda da pesquisa bibliográfica e documental e, para a discussão e análise dos resultados, utilizou-se o método da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos permitiram verificar a falta de preparo dos profissionais originada por uma suposta falha no processo de formação docente, apontando as necessidades sentidas pelos docentes em aprender lidar com esses educandos dentro das exigências atuais da educação inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.