RESUMO
Neste artigo propomos investigar as concepções de professores de Física acerca do processo de inclusão dos alunos surdos no Ensino Médio regular. Utilizamos a metodologia do tipo descritiva com abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionários abertos para a coleta de dados. Para melhor compreensão sobre o tema, o estudo foi embasado nos seguintes autores: Almeida (2014), Alves (2010), Gesser (2009),Resende (2010), entre outros. No transcorrer da pesquisa, encontramos poucos professores da área de Física com experiências com alunos surdos, e, aos que foram entrevistados, percebemos que compreendem a inclusão dos surdos como uma forma de torná-los mais participativos e ativos no meio social relacionando mais inclusão social do que educacional para com os surdos. Notamos também, que a formação de professores ainda é um impasse para a inclusão dos mesmos, mas os docentes tentam adequar suas estratégias ao atendê-los, optando quase sempre por aulas com uso de ilustrações explorando a visão do surdo. Por fim, compreendemos que a principal dificuldade dos professores nesse processo de inclusão está relacionada com a falta de comunicação com os alunos surdos durante as aulas.