O surgimento de novas tecnologias da informação tem impulsionado a democratização do acesso à educação. Surgiram novos mecanismos que aplicados a educação, viabilizaram a consolidação da Educação a Distância (EaD). A necessidade de inserção das pessoas no mundo do trabalho e as alterações nas relações sociais e culturais da sociedade brasileira têm exigido formação acadêmica de nível superior. Assim, buscou-se com esta pesquisa identificar os desafios que o estudante encontra no processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância no curso de Licenciatura em Matemática, no Polo EaD de Corrente – PI. Para isso, serão realizadas entrevistas e observação participante, com vistas a fazer uma abordagem qualitativa das realidades através de coleta de dados, questionários e entrevistas, que serão realizados junto aos estudantes ingressantes e egressos, coordenadores e tutores do curso de Licenciatura em Matemática, na tentativa de compreender as concepções dessa modalidade de ensino, as condições físicas para a formação, as modalidades de comunicação, o diálogo no processo de ensino e aprendizagem, as estratégias que os sujeitos têm construído para estudar e permanecer no curso de licenciatura. Como a pesquisa encontra-se em andamento, ainda não existem resultados conclusivos, mas diante das concepções apresentadas sobre a EaD e considerando-se os desafios que reconhecidamente enfrenta a educação escolar contemporânea, busca-se fazer uma reflexão crítica a respeito dessa modalidade de ensino.