Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULATIVO FRAC-SOMA

Palavra-chaves: FRAC-SOMA, ENSINO-APRENDIZAGEM, FRAÇÕES, MATERIAIS MANIPULÁVEIS Pôster (PO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20556
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1118
    "inscrito_id" => 5772
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULATIVO FRAC-SOMA"
    "resumo" => "No presente trabalho será relatada a experiência de alguns alunos bolsistas do PIBID/UFPB. A oficina foi aplicada para 20 alunos do 6º ano do ensino fundamental  na cidade de Rio Tinto– PB, em 19 de julho de 2016. Intitulada “Construindo conhecimento com a utilização do material manipulativo FRAC-SOMA,  objetivou melhorar o ensino/aprendizagem de frações durante o ensino básico; Inserir a utilização de materiais manipulativos como recurso pedagógico na escola; possibilitar aos licenciandos em Matemática vivenciar a prática pedagógica e atuar como pesquisador em sala de aula; bem como possibilitar aos professores da escola da rede pública vivenciar metodologias de ensino com a utilização de materiais manipuláveis. Para tal, foi introduzido o material manipulativo FRAC-SOMA como recursos pedagógicos já que a utilização de materiais manipulativos tem apresentado contribuições no ensino-aprendizagem de matemática.Os resultados indicaram que mesmo já tendo estudado os racionais em sua forma fracionaria os alunos ainda encontram dificuldades na resolução de exercícios com estes números, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de proporcionar uma nova visão da matemática, possibilitando a manipulação  de  um material novo,despertando o interesse no aluno. Portanto, foi uma experiência que certamente trouxe muitas contribuições para o aprendizado dos alunos que se sentiram motivados ao utilizar materiais manipuláveis no estudo de frações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FRAC-SOMA, ENSINO-APRENDIZAGEM, FRAÇÕES, MATERIAIS MANIPULÁVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID5772_13082016163259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA SOUZA"
    "autor_email" => "eduardadudasouza@bol.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20556
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1118
    "inscrito_id" => 5772
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULATIVO FRAC-SOMA"
    "resumo" => "No presente trabalho será relatada a experiência de alguns alunos bolsistas do PIBID/UFPB. A oficina foi aplicada para 20 alunos do 6º ano do ensino fundamental  na cidade de Rio Tinto– PB, em 19 de julho de 2016. Intitulada “Construindo conhecimento com a utilização do material manipulativo FRAC-SOMA,  objetivou melhorar o ensino/aprendizagem de frações durante o ensino básico; Inserir a utilização de materiais manipulativos como recurso pedagógico na escola; possibilitar aos licenciandos em Matemática vivenciar a prática pedagógica e atuar como pesquisador em sala de aula; bem como possibilitar aos professores da escola da rede pública vivenciar metodologias de ensino com a utilização de materiais manipuláveis. Para tal, foi introduzido o material manipulativo FRAC-SOMA como recursos pedagógicos já que a utilização de materiais manipulativos tem apresentado contribuições no ensino-aprendizagem de matemática.Os resultados indicaram que mesmo já tendo estudado os racionais em sua forma fracionaria os alunos ainda encontram dificuldades na resolução de exercícios com estes números, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de proporcionar uma nova visão da matemática, possibilitando a manipulação  de  um material novo,despertando o interesse no aluno. Portanto, foi uma experiência que certamente trouxe muitas contribuições para o aprendizado dos alunos que se sentiram motivados ao utilizar materiais manipuláveis no estudo de frações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FRAC-SOMA, ENSINO-APRENDIZAGEM, FRAÇÕES, MATERIAIS MANIPULÁVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID5772_13082016163259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA SOUZA"
    "autor_email" => "eduardadudasouza@bol.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

No presente trabalho será relatada a experiência de alguns alunos bolsistas do PIBID/UFPB. A oficina foi aplicada para 20 alunos do 6º ano do ensino fundamental na cidade de Rio Tinto– PB, em 19 de julho de 2016. Intitulada “Construindo conhecimento com a utilização do material manipulativo FRAC-SOMA, objetivou melhorar o ensino/aprendizagem de frações durante o ensino básico; Inserir a utilização de materiais manipulativos como recurso pedagógico na escola; possibilitar aos licenciandos em Matemática vivenciar a prática pedagógica e atuar como pesquisador em sala de aula; bem como possibilitar aos professores da escola da rede pública vivenciar metodologias de ensino com a utilização de materiais manipuláveis. Para tal, foi introduzido o material manipulativo FRAC-SOMA como recursos pedagógicos já que a utilização de materiais manipulativos tem apresentado contribuições no ensino-aprendizagem de matemática.Os resultados indicaram que mesmo já tendo estudado os racionais em sua forma fracionaria os alunos ainda encontram dificuldades na resolução de exercícios com estes números, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de proporcionar uma nova visão da matemática, possibilitando a manipulação de um material novo,despertando o interesse no aluno. Portanto, foi uma experiência que certamente trouxe muitas contribuições para o aprendizado dos alunos que se sentiram motivados ao utilizar materiais manipuláveis no estudo de frações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.