Desenvolver a habilidade de leitura, bem como instigar os alunos a ler não tem sido uma tarefa fácil, sobretudo para os professores de Língua Portuguesa que, muitas vezes, se defrontam com um contexto de desinteresse por essa prática. Isso se dá, por vezes, devido ao fato de que muitos estudantes ainda veem a leitura como uma prática enfadonha e cansativa, dada a sua “obrigatoriedade” nas aulas de português. O fato é que o conceito de leitura que se tem abordado nas escolas geralmente está unicamente relacionado à decodificação de palavras, frases e textos para uma interpretação superficial e bitolada. É nesse contexto que se dá a necessidade de desconstruir essa ideia e conduzir os alunos à percepção de que ler é uma prática que realizamos cotidianamente, e que, além disso, nos faz refletir e ampliar nosso conhecimento. Pensando nisso, realizamos o projeto Vivenciando a Leitura por meio da análise da figura feminina, com o intuito de aproximar o leitor da prática social da leitura, de modo que se pudessem construir e aprimorar os conceitos sobre o tema abordado. Para tanto, tomamos como aporte teórico alguns estudiosos como SILVA (2005) e ORLANDI (2007). Na realização do projeto, utilizamos textos não verbais e verbais, bem como músicas, além de explorar a oralidade por meio de debates e seminários, culminando em uma exposição para a escola e uma palestra para a comunidade escolar. O projeto foi realizado na E.E.E.F.M. João Silveira Guimarães, situada na cidade de São Bento, PB, tendo como público alvo alunos da primeira série do ensino médio.
Palvras-Chave: LEITURA; Projeto; Escola.