O interesse por este trabalho surgiu pelo desejo de conhecer a importância das práticas educativas desenvolvidas no seio dos movimentos sociais e organizações afins, mais especificamente a pedagogia existente e vivenciada na Irmandade de Alcoólicos Anônimos de Brejo da Madre de Deus, cidade situada no agreste pernambucano. Dada a importância da aproximação e reconhecimento de organizações que prestam um importante trabalho para a sociedade como um todo, oferecendo aos sujeitos alcoólicos condições para a reconquista da cidadania. Para tanto, objetivamos, refletir sobre as principais práticas educativas que o AA utiliza para a ressignificação do sujeito alcoólico. Buscamos, de modo mais específico, descrever as principais práticas educativas do AA; caracterizar o significado de sujeito alcoólico e identificar os principais elementos que levam o sujeito alcoólico a reconquista da cidadania. Tentando se aproximar de uma compreensão do universo do indivíduo em situação de alcoolização em suas múltiplas possibilidades, no que se refere tanto às condições físicas e psicológicas quanto sociais e culturais. A fim de melhor entender o drama vivenciado pelas pessoas consideradas alcoólicas tais como os efeitos decorrentes da ingestão do álcool para a saúde e para vida em geral dessas pessoas. Os dados apontam que Alcoólicos Anônimos parece proporcionar a seus membros o retorno a vida social com dignidade ao passo que propõe a sobriedade como condição para mudar de vida através das práticas educativas que desenvolve em seus encontros. Práticas estas, indispensáveis para o processo de manutenção da sobriedade e para a ressignificação do sujeito que se encontra em situação de alcoolização.