Este texto resulta de uma pesquisa aplicada na disciplina de Sociologia com jovens e adultos estudantes. O objetivo central foi construir possibilidades didático-metodológicas de reflexão e conscientização de si na relação entre temas sociológicos, estrutura e contextos socioculturais e trajetórias individuais. Partiu-se do pressuposto que narrar a própria experiência, produzir relatos de si, provoca estranhamentos/desnaturalizações do saber do senso comum, possibilita conscientizações e pode provocar a reorganização de perspectivas futuras e (re)ordenação do mundo. A disciplina foi desenvolvida em três momentos principais de criação de espaços/tempos de escrita autorreferencial, concomitante ao desenvolvimento dos conteúdos disciplinares da Sociologia. A análise da experiência considerou que a construção de espaços/tempos de escritas de si relacionadas aos temas sociológicos e as heterobiografias possibilitou reinterpretações da própria história e do outro; atribuição de outros sentidos aos contextos de vida; e, reflexividade autônoma na relação entre micro e macro narrativas. Contudo, há de se problematizar as diferentes atribuições de sentidos pelos educandos a esta atividade; a relação educador-educando que interfere no próprio processo de escrita; e a pertinência do desenvolvimento em sala de aula de propostas didáticas com o uso de relatos de si como dispositivo de formação e método de aprendizagem.