A pesquisa no cotidiano da sala de aula de matemática é uma atividade acadêmica necessária para o licenciando, pois se configura em um ambiente complexo, dinâmico, de apropriação e construção do conhecimento matemático. Conhecê-la em todas as suas dimensões é uma tarefa contínua, devido às exigências da contemporaneidade e sua dinamicidade. Assim, o presente estudo é resultado de uma pesquisa realizada na sala de aula de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal no município de Santa Luzia-PB. Objetiva investigar dificuldades sentidas por esses alunos na aprendizagem da matemática e os desafios enfrentados pelo docente, para atingir o aprendizado dos discentes. Relata as atividades práticas que foram planejadas a partir dos dados apresentados por esses sujeitos aprendizes e pelo professor da turma, nos questionários aplicados a ambos. O artigo enquadra-se teoricamente nos estudos do campo da Educação e Educação Matemática, permitindo assim a análise dos dados. Ademais, esta produção científica explicita as contribuições dessa experiência para nosso desenvolvimento profissional e tece algumas considerações advindas da investigação.