O ensino de Química vem sendo realizado por meio de atividades que levam a memorização gerando a desmotivação em aprender a disciplina. Com o auxílio de materiais didáticos diferenciados, podemos permitir a integração entre o conhecimento prévio do aluno e uma nova informação apresentada pelo professor gerando o domínio mais significativo sobre o assunto. Dessa maneira, foi utilizada a literatura de cordel como material didático alternativo e regional para ser trabalhado o assunto de “Reações Químicas” em sala de aula. O trabalho foi dividido em momentos: na primeira etapa houve a apresentação da aula proposta sobre reações químicas e aplicado o pré-teste. Em seguida, foi apresentado um resumo sobre a literatura de cordel e ministrada à aula. Após a aula, houve a distribuição dos cordéis e a reprodução do áudio onde os alunos discutiram e marcaram os pontos mais importantes e utilizaram o cordel para resolução das questões propostas. Por fim, foi aplicado o pós-teste para descobrir a eficácia do cordel. A partir dos dados quantitativos obtidos, concluiu-se que a utilização do cordel como material alternativo foi efetivo e importante para o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e diferenciado.