Com relação ao cenário no Ensino de Ciências e Biologia, a genética se sobressai com um elevado grau de dificuldade em interpretar o conteúdo proposto, devido, inclusive, por esta apresentar alta complexidade e alto nível de abstração. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da aplicação do modelo didático nas aulas de genética em duas salas de aulas do 3° ano do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Caxias - MA. Para a realização deste trabalho, foi apresentado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aos alunos. Aplicou-se a 52 alunos um questionário com 7 questões objetivas. A pesquisa teve dois critérios de avaliação: avaliar o grau de assimilação e compreensão do conteúdo de genético com e sem a aplicação do modelo didático de DNA. Dentre os 26 alunos que tiveram apenas a aula teórica sobre o conteúdo de genética apenas 8% tiveram um resultado excelente, destacando em 54% o resultando não satisfatório, caracterizando assim um déficit na compreensão e no aprendizado do aluno. Configurando o aproveitamento do estudo, teve como resultado 77% de acertos dos alunos no questionário, demonstrando uma grande compreensão e assimilação do conteúdo teórico com a aula prática utilizando o material didático. Diante dos resultados a aprendizagem dos estudantes no ensino da genética, é fundamental e indiscutível a melhoria das técnicas de ensino de genética.