Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“XADREZOO”: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO DE ZOOLOGIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, ZOOLOGIA, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, JOGOS DIDÁTICOS Pôster (PO) Ensino de Ciências
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho relata a utilização de uma estratégia didática para o ensino de zoologia baseada no jogo de xadrez. O jogo intitula-se “XadreZOO” e consiste em um jogo de tabuleiro onde os/as alunos/as participam como peças de um jogo de xadrez. Nosso objetivo foi o despertar do interesse pela Zoologia nos/as alunos/as. Para avaliar as potencialidades do jogo, os/as alunos/as se submeteram a um pré-teste e a um pós-teste, além de uma análise qualitativa realizada durante a aplicação. Ambos os testes foram de múltipla escolha e o aproveitamento médio da turma foi de 85% no pós-teste em relação a 30% no pré-teste. Durante a atividade estimulamos a construção de respostas mais elaboradas como forma de complementar as informações obtidas nos testes e estimular a aprendizagem. A escolha de um jogo de tabuleiro como recurso didático mostrou-se uma ferramenta pedagógica eficiente e com grande potencial para o ensino de zoologia.

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