Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS FLORIANO

Palavra-chaves: FORMÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL, PIBID Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19902 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2471 "inscrito_id" => 5684 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS FLORIANO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma iniciativa educacional muito virtuosa de reconhecimento do ensino na formação dos novos professores que irão atuar em sala de aula nos próximos anos e diante disso acaba valorizando a prática docente, promovendo aos licenciandos um trabalho no seu campo de atuação desde o princípio do seu processo de formação até a conclusão do seu curso de graduação. O enfoque do presente trabalho é relatar a importância do PIBID na formação docente, presente no Instituto Federal do Piauí campus Floriano, que possui bolsistas do curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas de diferentes módulos. A grande eficácia do projeto faz com que o mesmo seja um fator essencial na formação dos futuros educadores promovendo uma melhoria na qualidade do ensino. O artigo foi desenvolvido por meio de um levantamento de dados e uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário sondagem com alunos devidamente matriculados no Instituto Federal do Piauí- campus Floriano e que fazem parte do projeto. Participaram do questionário 10 (dez) alunos integrantes do programa, que atuam em grupos de escolas diferentes do ensino público no município de Floriano – Piauí. O resultado mostra que os objetivos do projeto estão sendo alcançados, o que proporciona uma eficácia na formação dos futuros professores e como consequência a melhoria na educação do país.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma iniciativa educacional muito virtuosa de reconhecimento do ensino na form" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5684_17082016001551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISA RODRIGUES BENVINDO" "autor_nome_curto" => "MARISA BENVINDO" "autor_email" => "marisabenvindo16@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19902 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2471 "inscrito_id" => 5684 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS FLORIANO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma iniciativa educacional muito virtuosa de reconhecimento do ensino na formação dos novos professores que irão atuar em sala de aula nos próximos anos e diante disso acaba valorizando a prática docente, promovendo aos licenciandos um trabalho no seu campo de atuação desde o princípio do seu processo de formação até a conclusão do seu curso de graduação. O enfoque do presente trabalho é relatar a importância do PIBID na formação docente, presente no Instituto Federal do Piauí campus Floriano, que possui bolsistas do curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas de diferentes módulos. A grande eficácia do projeto faz com que o mesmo seja um fator essencial na formação dos futuros educadores promovendo uma melhoria na qualidade do ensino. O artigo foi desenvolvido por meio de um levantamento de dados e uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário sondagem com alunos devidamente matriculados no Instituto Federal do Piauí- campus Floriano e que fazem parte do projeto. Participaram do questionário 10 (dez) alunos integrantes do programa, que atuam em grupos de escolas diferentes do ensino público no município de Floriano – Piauí. O resultado mostra que os objetivos do projeto estão sendo alcançados, o que proporciona uma eficácia na formação dos futuros professores e como consequência a melhoria na educação do país.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma iniciativa educacional muito virtuosa de reconhecimento do ensino na form" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5684_17082016001551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISA RODRIGUES BENVINDO" "autor_nome_curto" => "MARISA BENVINDO" "autor_email" => "marisabenvindo16@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma iniciativa educacional muito virtuosa de reconhecimento do ensino na formação dos novos professores que irão atuar em sala de aula nos próximos anos e diante disso acaba valorizando a prática docente, promovendo aos licenciandos um trabalho no seu campo de atuação desde o princípio do seu processo de formação até a conclusão do seu curso de graduação. O enfoque do presente trabalho é relatar a importância do PIBID na formação docente, presente no Instituto Federal do Piauí campus Floriano, que possui bolsistas do curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas de diferentes módulos. A grande eficácia do projeto faz com que o mesmo seja um fator essencial na formação dos futuros educadores promovendo uma melhoria na qualidade do ensino. O artigo foi desenvolvido por meio de um levantamento de dados e uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário sondagem com alunos devidamente matriculados no Instituto Federal do Piauí- campus Floriano e que fazem parte do projeto. Participaram do questionário 10 (dez) alunos integrantes do programa, que atuam em grupos de escolas diferentes do ensino público no município de Floriano – Piauí. O resultado mostra que os objetivos do projeto estão sendo alcançados, o que proporciona uma eficácia na formação dos futuros professores e como consequência a melhoria na educação do país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.