A utilização de meios de comunicação como as redes sociais, em especial os seus grupos, são de grande importância, pois além de ser um meio de comunicação de fácil acesso e rápido, também pode ser considerado um facilitador pedagógico, pois contribui de para a educação e comunicação, assim surge à necessidade de pesquisar a utilização desses grupos como meio de comunicação extra-sala de aula. Objetiva-se neste trabalho analisar quantitativamente o uso dos grupos das redes sociais, no ensino superior, como meio de comunicação extra-sala de aula, visando mensurar seu uso neste contexto, refletindo sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa proposta foi realizada no Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Patos. O estudo foi realizado em duas etapas, primeiro foi disponibilizado um link direcionado a um formulário eletrônico feito através da ferramenta Googleforms, posteriormente foi feita a aplicação uma pesquisa de com o uso de um questionário em papel. O estudo foi realizado com os alunos dos quatro cursos de graduação do Campus VII nos dois turnos, integral e noite. Pôde ser constatado um incentivo por parte dos professores e também uma grande aceitação dos alunos que têm essas mídias de comunicação uma fonte primária de manter-se em contato com os demais colegas da sala de aula e com os professores mesmo estando fora dela.