A formação do professor, não somente de Ciências, mas de qualquer outra área do conhecimento, influencia crucialmente na qualidade e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em conhecer o perfil dos professores de Ciências da rede municipal de Patos – PB, destacando sua formação e a prática docente. A pesquisa está caracterizada como um levantamento descritivo, com a aplicação de questionários compostos de 10 questões objetivas divididas em quatro eixos temáticos, sendo estes respondidos por 20 professores de Ciências (6º a 9º ano do Ensino Fundamental). Os resultados revelaram que 85% possuem formação específica, 40% possuem uma segunda graduação, sendo a especialização a titulação mais frequente (65%). Questionados sobre o tempo de serviço, destacamos que 25% atuam em menos de um ano em sala de aula e que 25% atuam há mais de 20 anos, sendo que 55% destes lecionam em duas escolas, seguidos de 45% que lecionam em uma escola. No tocante a necessidade de se qualificar, 50% participou de algum curso de formação continuada nos últimos dois anos. Sobre a necessidade de se passar atividade de reforço para casa, 60% afirma passar atividades e 85% corrigem junto com alunos, 40% dedicam até 4 horas ao planejamento das aulas e a maioria dos alunos possui o livro didático (45%). Portanto, os resultados relacionados ao perfil do professor de Ciências são necessários para se obter subsídios e discutir a formação de novos professores diante das crescentes mudanças educacionais.