O CAMINHO ESCRITO: O PAPEL DO JORNAL DE PESQUISA DURANTE A CONSTRUÇÃO DE UM PRÉ PROJETO DE PESQUISA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21482 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1082 "inscrito_id" => 6150 "titulo" => "O CAMINHO ESCRITO: O PAPEL DO JORNAL DE PESQUISA DURANTE A CONSTRUÇÃO DE UM PRÉ PROJETO DE PESQUISA" "resumo" => "A falta de maturidade com relação à escrita e leitura acompanham os alunos ao entrar na universidade, o sujeito se vê com uma carga de novas obrigações e exigências com as quais não estava acostumado anteriormente. Com isso, não encontra espaço para extravasamento de seus pensamentos, sentimentos e emoções. Dessa forma, acaba sufocando ideias e uma maneira singular de ser, elementos essenciais para a formação do professor pesquisador, isto é, um professor que se autorize por meio de suas reflexões, as quais se materializam por meio do ato de pesquisar. O objetivo desta investigação cientifica é, pois, analisar, por meio do olhar multirreferencial, o papel do Jornal de pesquisa para os alunos que estão tendo as primeiras vivências com a pesquisa, através da escrita de um pré projeto de pesquisa elaborado na disciplina ofertada no primeiro período de Faculdade - Metodologia do Trabalho Acadêmico - do curso de Educação Física do CAMEAM/UERN. Para tanto, nos apropriamos de uma pesquisa de natureza qualitativa, construída e guiada pelos princípios da multirreferencialidade e pelo exercício da bricolagem. Os JP dos alunos revelaram as angustias que os acompanharam durante o processo de escrita dos Projetos de Pesquisa. O JP foi citado como sendo uma surpresa boa por parte dos alunos, algo que eles precisavam. Assim constatou-se a partir dos trechos dos JP, que este, na escrita do projeto, teve o papel de mostrar os andaimes e o processo da pesquisa de cada aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PESQUISA, JORNAL DE PESQUISA, PROFESSOR PESQUISADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6150_13082016121813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO ASSIS MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "ALBERTO ASSIS" "autor_email" => "betoassis2001@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21482 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1082 "inscrito_id" => 6150 "titulo" => "O CAMINHO ESCRITO: O PAPEL DO JORNAL DE PESQUISA DURANTE A CONSTRUÇÃO DE UM PRÉ PROJETO DE PESQUISA" "resumo" => "A falta de maturidade com relação à escrita e leitura acompanham os alunos ao entrar na universidade, o sujeito se vê com uma carga de novas obrigações e exigências com as quais não estava acostumado anteriormente. Com isso, não encontra espaço para extravasamento de seus pensamentos, sentimentos e emoções. Dessa forma, acaba sufocando ideias e uma maneira singular de ser, elementos essenciais para a formação do professor pesquisador, isto é, um professor que se autorize por meio de suas reflexões, as quais se materializam por meio do ato de pesquisar. O objetivo desta investigação cientifica é, pois, analisar, por meio do olhar multirreferencial, o papel do Jornal de pesquisa para os alunos que estão tendo as primeiras vivências com a pesquisa, através da escrita de um pré projeto de pesquisa elaborado na disciplina ofertada no primeiro período de Faculdade - Metodologia do Trabalho Acadêmico - do curso de Educação Física do CAMEAM/UERN. Para tanto, nos apropriamos de uma pesquisa de natureza qualitativa, construída e guiada pelos princípios da multirreferencialidade e pelo exercício da bricolagem. Os JP dos alunos revelaram as angustias que os acompanharam durante o processo de escrita dos Projetos de Pesquisa. O JP foi citado como sendo uma surpresa boa por parte dos alunos, algo que eles precisavam. Assim constatou-se a partir dos trechos dos JP, que este, na escrita do projeto, teve o papel de mostrar os andaimes e o processo da pesquisa de cada aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PESQUISA, JORNAL DE PESQUISA, PROFESSOR PESQUISADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6150_13082016121813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO ASSIS MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "ALBERTO ASSIS" "autor_email" => "betoassis2001@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }