O presente relato de experiência emerge de discussões na disciplina de “estágio supervisionado III”, no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco -Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) cuja enfase é a gestão escolar. Objetivamos nos aproximar das práticas gestoras em nosso contexto regional, compreendendo a gestão como elemento da formação docente. O percurso metodológico delineou-se a partir da aproximação com o campo de estágio e o mapeamento de possíveis áreas para o desenvolvimento do projeto de intervenção, posteriormente relatamos e analisamos os saberes-fazeres construídos nessa experiência. Assim, foi possível observar que o contextos e as demandas das práticas gestoras nos levaram a analisar “a gestão por resultado na Educação Integral”, “a gestão democrática nas práticas escolares” e por fim “a gestão na formação do pedagogo docente-gestor. Nossas conclusões caminham no sentido de ressaltar a importância da investigação do modelo de gestão educacional que vem sendo empregado nas escolas mediante a consolidação de ideologias neoliberais na educação que tem incidência direta na nossa profissionalização.